VÍDEO: Cardume com dezenas de raias nada entre barcos em praia de SC


Imagens foram feitas em Bombinhas. Bióloga explica que esses peixes procuraram por alimento em águas rasas e que esse comportamento é comum no Litoral Norte de Santa Catarina. Cardume de raias nada em praia de Bombinhas, SC
Um cardume de raias ameaçadas extinção foi flagrado em vídeo na praia de Canto Grande, em Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina. Nas imagens, é possível ver dezenas de animais juntos em meio a barcos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O vídeo foi feito na tarde de sábado (1º). A coordenadora do projeto Iconic Oceans no Brasil, bióloga Ingrid Hyrycena, explicou que essas raias são do gênero Rhinoptera, conhecidas como raias-ticonha.
“Não dá para saber exatamente o nível da espécie, porque existem duas espécies aqui no Brasil de raias-ticonha e elas são praticamente idênticas para quem olha de fora. A forma de identificar, diferenciar as duas, é contando o número de placas dentárias que ela tem”, explicou a bióloga.
Além disso, há registros das duas espécies nadando juntas. Esses animais são ameaçados de extinção.
A bióloga declarou que a espécie, ameaçada de extinção, tem um ferrão na cauda, mas que ele é usado somente em caso extremo já que elas não têm instinto de atacar.
“São usados (os ferrões) apenas em último caso, porque eles demoram a crescer. Se o animal fica sem o esporão, ele fica vulnerável. Então, como as raias não sabem se você é um perigo, um predador, o primeiro instinto delas é escapar. Elas sempre desviam das pessoas”, esclarece.
Cardume de raias é visto em praia de Bombinhas, SC
Reprodução/Iuri Sena
Raias no raso
As raias-ticonhas são conhecidas pela migração de longas distâncias, segundo Ingrid.
“Elas se aproximam da faixa de areia porque ali ficam os pequenos crustáceos, pequenos moluscos e, às vezes, até pequenos peixes que elas se alimentam. Esse comportamento é chamado de forrageamento”, explicou.
Adultas, as raias que ocorrem no Brasil podem chegar a 1,2 metro. Quando filhotes, elas têm aproximadamente 30 centímetros.
O que fazer caso encontre raias na praia
As recomendações para quando são avistadas nadando próximas da beira da praia são:
Não se aproxime, não tente tocá-las e não ofereça qualquer tipo de alimento;
Não é necessário evitar o banho de mar;
Para diminuir qualquer chance de pisotear uma raia acidentalmente, entre na água arrastando os pés, assim o animal terá chances de nadar para longe de você;
Caso queira fotografar ou filmar, apenas mantenha uma distância de segurança.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Bookmark the permalink.