Comércio estima perda de mais de R$ 282 milhões com feriados nacionais e ‘pontes’ na região de Presidente Prudente em 2025


Motivo para o impacto menor é que, neste ano, cinco feriados cairão em fins de semana. Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, no Centro de Presidente Prudente (SP)
Reprodução/TV Fronteira
Os feriados nacionais e as “pontes” deste ano podem ocasionar, ao comércio varejista da região de Presidente Prudente (SP), uma perda total de R$ 282,2 milhões, um montante 0,7% menor do que o previsto para 2024, de acordo com as projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo a Fecomércio-SP, o percentual representa uma redução de R$ 2,1 milhões das perdas.
O principal motivo para o impacto menor é que, neste ano, cinco feriados cairão em fins de semana, bem como haverpa cinco “pontes”.
Das cinco atividades analisadas, três devem registrar um aumento das perdas em comparação ao ano passado:
Lojas de vestuário, tecidos e calçados com uma alta de -7,5%, ao passar de R$ 13,6 milhões para R$ 12,6 milhões.
Móveis e decoração, com aumento de 56,1%, alcançando R$ 10,4 milhões; e
Farmácias e permufaria, com crescimento de 1,9%, que devem deixar de faturar R$ 47,4 milhões.
O setor de outras atividades deve deixar de faturar R$ 88,3 milhões, o que representa uma queda de 5% em comparação ao ano passado.
Por ser o segmento com o segundo maior faturamento, e por concentrar 31,3% do total de perdas do setor, a previsão influenciou o resultado geral, mesmo com o maior número de pontes neste ano.
Já os supermercados, atividade de maior receita e que concentra 43,8% das perdas previstas, também devem exibir leve queda no montante em relação ao ano passado, com -0,9%.
Estudo da Fecomércio-SP
O estudo tem por objetivo mensurar uma possível redução de movimento no comércio varejista, considerando um desempenho médio sem observar características sazonais e regionais. Os cálculos levam em conta uma perda parcial nas vendas no dia, e não a totalidade.
O propósito do estudo não é mensurar a transferência de renda. Segundo a Fecomércio-SP, é evidente que, durante feriados e “pontes”, as famílias gastam mais com atividades do setor de serviços, como transporte, bares e restaurantes. Isto é, se de alguma forma o comércio pode ser prejudicado, o turismo, por exemplo, ganha fôlego nesses períodos.
Considerando que a expectativa da federação é que o varejo da região de Presidente Prudente tenha faturado R$ 18,3 bilhões em 2024, o prejuízo de R$ 282,2 milhões, se confirmado, representa apenas 1,5% da receita anual do setor. Trata-se de uma perda relativamente pequena, mas não desprezível.
O estudo analisou cinco segmentos, os mais sensíveis à compra por impulso. São aqueles que sofrem pelo consumidor não passar numa loja naquele dia após o almoço ou fim do expediente e comprar alguma coisa para si ou para a casa.
Como amenizar as perdas
De acordo com a federação, diante do calendário precisto, as empresas devem definir estratégias para conseguir faturar a meta do mês em outros dias.
Uma opção é atrelar a venda a um benefício nos Serviços. Isso significa fazer parcerias para que o consumidor compre um produto e ganhe uma atração (cinema, parque e restaurante, entre outros) no feriado.
Também é recomendável explorar os canais digitais, já que as vendas online atingem consumidores de outras regiões, e oferecer descontos mais agressivos nos dias que antecedem as pausas.
No entanto, não há uma regra e a estratégia adotada vai depender da dinâmica do negócio e do tipo do produto comercializado.
Fecomércio-SP
A entidade reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo.
Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor.
Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos, no Estado de São Paulo.
Sindicato
O Sindicato do Comércio Varejista é uma instituição que atua na representação dos comerciantes locais, buscando defender seus interesses e promover o desenvolvimento do setor varejista.
A entidade é atuante na defesa dos interesses da categoria econômica nas distintas esferas do poder, seja municipal, estadual ou federal, não apenas individualmente, mas como filiada à Fecomércio-SP.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Bookmark the permalink.