Anac confirma fim de obra no eixo central da pista do aeroporto de Fernando de Noronha; não há previsão de quando jatos serão liberados


Agência Nacional de Aviação Civil proibiu, em outubro de 2022, o pouso de aviões de grande porte por conta de problemas na pista do aeródromo da ilha. Pavimentação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha teve início em setembro de 2024
Ana Clara Marinho/TV Globo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou ao g1 que os trabalhos de manutenção do eixo central da pista do aeroporto de Fernando de Noronha foram concluídos.
“A inspeção ocorreu nos dias 28 e 29 de janeiro e confirmou a conclusão das obras mínimas necessárias para a reavaliação da restrição vigente no aeródromo”, afirmou a Anac, em nota.
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Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil proibiu pousos de aviões de grande porte, como Boeings e jatos em Fernando de Noronha por causa das fissuras e dos buracos na pista do aeroporto da ilha.
A proibição levou a Azul a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol a suspender as atividades em Noronha. A Voepass iniciou viagens à ilha em janeiro de 2023, com a aeronave ATR.
Liberação de pousos
A Anac informou que a liberação de operações com aeronaves a jato em Noronha ainda depende da realização de ensaios técnicos que atestem a conformidade do novo pavimento com os padrões exigidos para voos comerciais de maior porte, por parte do operador do aeroporto da ilha.
“Assim que os resultados dessas avaliações forem recebidos, juntamente com os dados já coletados sobre as condições da pista e demais estruturas, a Anac fará a análise necessária para decidir sobre a liberação dessas operações”, informou a agência.
Ainda segundo a Anac, não é possível definir um prazo para essa decisão, pois depende da entrega e da análise da documentação técnica. “Reforçamos, contudo, que a Anac segue acompanhando o caso de forma ativa e tratará as demandas com a urgência necessária”, declarou no texto.
Começa obra de pavimentação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha
Com investimento de R$ 60 milhões, a pavimentação do eixo central começou em 24 de setembro de 2024 (veja vídeo acima). O g1 entrou em contato com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), responsável pelo serviço, para solicitar uma estimativa do retorno de aviões de grande porte para a ilha, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
A Anac também informou que, mesmo após a eventual suspensão da restrição, as companhias aéreas precisarão de um período para ajustar seus cronogramas operacionais e logísticos antes de retomarem os voos comerciais de maior porte. Além disso, explicou que isso ocorre porque a programação de malha aérea, alocação de voos e venda de passagens são feitas com antecedência.
Cronograma
A obra de recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha teve diversos adiamentos, que provocaram atrasos no cronograma. Relembre a seguir:
Dezembro de 2022: o governo Paulo Câmara (PSB) divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023;
Outubro de 2023: a Semobi informou que “as obras de recuperação dos pavimentos do Aeroporto Carlos Wilson seriam realizadas a partir de fevereiro do 2024, com os serviços de pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras”, com previsão do término da primeira fase dos trabalhos no final de março de 2024;
Novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da Semobi, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico chegaria na ilha em fevereiro de 2024, e a nova previsão era que o trabalho de recuperação do eixo central da pista terminaria em abril do ano passado;
Abril de 2024: a usina de produção de asfalto chegou a Fernando de Noronha;
Maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da Semobi, Antônio Olímpio, disse que a pavimentação da pista do aeroporto começaria até o final de junho de 2024;
Julho de 2024: Antônio Olímpio voltou a informar uma nova previsão para início da obra (até o final de julho de 2024);
Agosto de 2024: usina de asfalto é instalada em canteiro de obras no aeroporto de Fernando de Noronha;
Setembro de 2024: começa a pavimentação da pista, que tinha previsão de conclusão em 60 dias, prazo que não foi cumprido.
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