Reserva Biológica Estadual no Alto Vale completa 48 anos; conheça os animais do local

Criada em 4 de fevereiro de 1977, a Rebes (Reserva Biológica Estadual do Sassafrás), localizada entre Benedito Novo e Doutor Pedrinho, completa 48 anos nesta terça-feira (4).

Administrado pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), o local é uma importante unidade de conservação e proteção integral, que preserva fauna e flora catarinenses.

Imagem da vegetação da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás

Reserva Biológica Estadual do Sassafrás completa 48 anos nesta terça-feira (4) – Foto: Reprodução/IMA/ND

A unidade desempenha papel essencial para o meio ambiente local, ajudando na preservação, manutenção, restauração e a recuperação do ambiente natural, garantindo a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

O nome da reserva faz referência à espécie de árvore conhecida com Ocotea odorifera, popularmente chamada como canela-sassafrás ou simplesmente sassafrás

A área é de aproximadamente 5.229 hectares e está dividida em duas partes. A menor área possui aproximadamente 1.361 hectares e está situada na comunidade de Alto São João, em Benedito Novo.

Já a maior abrange cerca de 3.868 hectares e fica na comunidade de Alto Forcação, no município de Doutor Pedrinho.

Mapa da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás

A área do parque está dividida entre dois municípios: Benedito Novo e Doutor Pedrinho – Foto: Reprodução/IMA/ND

Animais presentes na Reserva Biológica Estadual do Sassafrás

Além de possuir inúmeras nascentes que formam belos vales e cursos d’água que abastecem os principais rios da região, a reserva biológica também abriga diversas espécies animais naturais de SC. Entre eles, alguns mamíferos raros em Santa Catarina estão preservados na reserva.

O local também demonstra ser uma importante área para a conservação de anfíbios, com 43 espécies. A reserva desponta como a terceira unidade com maior diversidade no estado, apresentando quase 30% de espécies conhecidas em Santa Catarina.

Conheça mais sobre as espécies encontradas na reserva biológica

Mastofauna (mamíferos)

De acordo com dados primários, secundários e registros históricos analisados na Reserva Biológica Estadual do Sassafrás, cerca de 53 espécies pertencentes a nove ordens, englobando espécies de pequeno médio e grande porte, estão presentes na reserva biológica.

Entre alguns dos mamíferos presentes na fauna do local, encontram-se duas espécies raras de serem encontradas em Santa Catarina: a anta (Tapirus terrestris) e o queixada (Tayassu pecari).

Em relação aos queixadas, grandes grupos dessa espécie já foram observados transitando pelo local, animando os pesquisadores da unidade.

Outro destaque é a onça-parda, que já foi registrada diversas vezes na região, contribuindo para a diversidade do local e a conservação da espécie.

Registro de uma onça-parda a noite

A onça-parda já foi registrada diversas vezes na região – Foto: Reprodução/IMA/ND

Ornitofauna (aves)

A diversidade e composição das aves na região da reserva são características das Florestas Ombrófilas Densa e Mista. Com alta riqueza e diversidade, a unidade conta com inúmeros espécies com ameaçadas de extinção.

Segundo pesquisas, cerca de 335 espécies vivem na região, representando 18% da avifauna brasileira e aproximadamente 52% da avifauna atualmente conhecida para Santa Catarina.

Curiango-do-banhado é uma das espécies que podem ser encontradas na região  - Reprodução/IMA/ND

1
2

Curiango-do-banhado é uma das espécies que podem ser encontradas na região – Reprodução/IMA/ND

O papagaio-do-peito-roxo também pode ser encontrado na reserva - Reprodução/IMA/ND

2
2

O papagaio-do-peito-roxo também pode ser encontrado na reserva – Reprodução/IMA/ND

Anurofauna (anfíbios)

A Reserva Biológica Estadual do Sassafrás demonstra ser uma importante área também para a conservação de anfíbios, com 43 espécies. É a terceira unidade com maior diversidade no estado, apresentando quase 30% dos anfíbios conhecidos no estado.

Sapo verde em uma folha

Cerca de 43 espécies de anfíbios vivem na Reserva Biológica Estadual do Sassafrás – Foto: Reprodução/IMA/ND

Bookmark the permalink.