Instalações sanitárias que atendem migrantes venezuelanos são reabertas por 10 dias em Boa Vista


Espaços tinham sido fechados no dia 27 de janeiro após o presidente americano Donald Trump cortar verbas de ajuda humanitária fora dos EUA. Migrantes venezuelanos voltam a usar serviços de banheiro, duchas, fraldários e lavanderia em Boa Vista
Yara Ramalho/g1 RR
As instalações sanitárias que atendiam migrantes e refugiados em situação de rua foram reabertas em Boa Vista nesta terça-feira (5). Os espaços, administrados pela Cáritas Brasileira, abriram por volta de 8h e vão funcionar em horário reduzido por 10 dias. Ao menos mil migrantes são atendidos por dia no local.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Os espaços tinham sido fechados no último dia 27 após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspender o repasse de fundos americanos destinados à ajuda humanitária em outros países.
As instalações ofertam serviços gratuitos de higiene pessoal, como uso de banheiro, duchas, fraldários, lavanderia e bebedouro com água potável. Os migrantes acessam os locais diversas vezes ao dia. Antes, o horário de funcionamento era de 8h às 17h, mas agora será apenas de 8h às 12h.
“Esta reabertura em horário reduzido é provisória, embora fruto do compromisso em garantir condições mínimas de dignidade às pessoas migrantes”, informou a Cáritas. As instalações vão funcionar até o dia 14 de fevereiro com recurso próprios levantados pela organização. Antes, tudo era bancado pelo governo americano, por meio do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM).
Cáritas reabre hoje instalações em Roraima de forma provisória
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Bookmark the permalink.