Indígenas são retirados de ocupação irregular em Manaus durante operação de reintegração de posse


Ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (5), no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), uma ordem judicial foi emitida para a retirada de moradias do local. Cerca de 600 famílias foram removidas do local
Jucélio Paiva/Rede Amazônica
Cerca de 600 famílias indígenas foram retiradas de uma ocupação irregular no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, durante uma operação de reintegração de posse realizada na manhã desta quarta-feira (5). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a ação seguiu uma ordem judicial que pedia a desocupação do terreno
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Ainda de acordo com a SSP, a operação foi custeada pela empresa dona do imóvel, que ingressou com o requerimento de reintegração junto à Justiça Federal. Conforme o órgão, no local foram detectados 100 barracos irregulares, que foram demolidos.
“Antes do cumprimento da ordem, foi solicitado que os ocupantes retirassem seus objetos pessoais como roupas e eletroeletrônicos ,e outros materiais usados nas construções”, disse a SSP-AM por meio de nota.
Além da Secretária de Segurança Pública, a operação contou com apoio de órgãos municipais e da Polícia Federal (PF)
O cacique da comunidade indígena, Kampuari Xariminaki, da etnia Aripunã, disse à Rede Amazônica que a operação ocorreu sem o conhecimento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e os demais órgãos responsáveis pela proteção dos povos originários.
“Não somos bandidos, somos indígenas. Disseram que éramos ‘índios fakes’, será que a Funai está falsificando esses índios? Nós só queremos um pedacinho de terra, nossa descendência é daqui de dentro, o Brasil já era nosso, e hoje nós somos invasores”, disse o cacique.
O g1 questionou a Funai para saber se as denúncias feitas pelo cacique Kampuari Xariminaki sobre a não notificação da autarquia sobre a operação procedem, e aguarda resposta.
DENÚNCIA: Terras indígenas com povos isolados são as mais ameaçadas da Amazônia, aponta estudo do Ipam
Terras com indígenas isolados são as mais ameaçadas da Amazônia, aponta estudo do Ipam
Bookmark the permalink.