Por que quase todo o RS está em grau máximo de perigo por onda de calor?


Estado tem previsão de pelo menos cinco dias com temperaturas 5ºC acima da média, segundo o Inmet. Meteorologistas alertam para “riscos à integridade física ou mesmo à vida”. Onda de calor segue no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira
Praticamente todo o território do Rio Grande do Sul está com alerta vigente de grande perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por conta da onda de calor que atinge o estado. O alerta tem o grau máximo do órgão e é válido por cinco dias, entre esta quarta-feira (5) e a próxima segunda-feira (10).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com o Inmet, o alerta é por conta de previsão de pelo menos cinco dias com temperaturas 5ºC acima da média. Segundo o órgão, há risco para a saúde por conta do calorão, “com riscos para a integridade física ou mesmo à vida”.
Estão dentro da área de alerta as regiões Central, Oeste, Norte e Metropolitana. Não estão na área de grande perigo apenas partes do Litoral Sul, da Serra e do Nordeste do estado.
De acordo com a Climatempo, a onda de calor é causada por um amassa de ar quente sobre a Argentina, que favorece a elevação das temperaturas no RS.
LEIA MAIS
Quaraí registra calor de 43,8ºC, maior temperatura do RS em mais de um século
Onda de calor vai continuar no RS? Veja o que diz a previsão do tempo
Onda de calor: como se forma o fenômeno que é cada vez mais comum no Brasil
Alerta de grande perigo do Inmet para o Rio Grande do Sul
Reprodução/Inmet
Onda de calor
O Rio Grande do Sul passa por uma onda de calor que deve durar pelo menos até o final da semana, segundo os meteorologistas, além de atingir também áreas de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Até sexta-feira (7), temperaturas superiores a 40°C poderão ocorrer mais uma vez, afirma a Climatempo.
Essa já é a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro.
🔥 A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
Já o Inmet define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração.
A cidade de Quaraí, na Fronteira Oeste do RS, registrou 43,8ºC nesta terça-feira (4). De acordo com a Climatempo, essa é a maior temperatura registrada no Rio Grande do Sul desde pelo menos 1910, quando começaram as medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no estado.
Ainda de acordo com a Climatempo, essa é também a temperatura mais alta registrada no Brasil em 2025. Essa é a terceira vez que Quaraí atinge a marca no ano – antes, havia registrado calor de 42,5ºC, na segunda-feira (3), e 42,4ºC , em 23 de janeiro.
Além de Quaraí, pelo menos outras cinco cidades do RS tiveram temperaturas acima dos 39ºC: São Gabriel (39,9ºC), Santiago (39,9ºC), Alegrete (39,7ºC), São Vicente do Sul (39,6ºC) e Uruguaiana (39,5ºC). Em Porto Alegre, os termômetros registraram máxima de 37,3ºC.
Porto Alegre teve temperatura máxima acima dos 37ºC nesta terça-feira (4)
Reprodução/RBS TV
Cuidado com a saúde
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um alerta orientando profissionais da rede de saúde em relação à proteção à saúde da população durante o período de calor extremo.
O material foi elaborado pelas equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps).
Atenção aos sintomas
Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento nos serviços de saúde de sua região.
Como aliviar o calor
Aumentar o consumo de água durante todo o dia.
Usar roupas leves e de cores claras.
Ficar na sombra sempre que puder.
Evitar esforço entre 10h e 16h.
Tomar banhos frios para refrescar o corpo.
Usar protetor solar e acessórios de proteção.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Bookmark the permalink.