Mesmo com início das aulas, cerca de 15% dos kits escolares gratuitos prometidos pelo Governo do Estado aos alunos não foram entregues


Material escolar é destinado a escolas da rede estadual de ensino. Secretaria de Educação explica que algumas entregas ocorreram fora do prazo por questões logísticas, de transporte e condições climáticas. Cerca de 15% de kits escolares prometidos pelo Governo do Estado não são entregues
O ano letivo de 2025 começou nesta quarta-feira (5) e cerca de 15% dos 922.897 kits escolares gratuitos prometidos pelo Governo do Estado aos alunos da rede estadual de ensino não foram entregues, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seed).
Em janeiro, a Seed anunciou que os estudantes receberiam os itens pela primeira vez e no primeiro dia de aula.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Os kits foram pensados, conforme a Seed, para atender às necessidades pedagógicas específicas de cada etapa escolar, e variam de acordo com a série de cada aluno. Confira abaixo quais são os materiais.
Para a iniciativa, foi investido um valor superior a R$ 43 milhões, visando beneficiar mais de 910 mil estudantes. No entanto, a filha da Márcia Fonseca foi uma das estudantes que não receberam o kit.
“Só comprei um caderno e uma caneta para ela. Eu mandei mensagem para ela, perguntei se tinha recebido e ela falou que não e que ninguém falou nada”, relata.
Márcia entrou em contato com a escola através de um grupo de WhatsApp, mas a coordenação disse que ainda não recebeu os materiais e não indicou um prazo para que isso acontecesse.
Para não prejudicar a filha, a mulher decidiu usar as próprias economias para comprar os itens que ainda faltam.
Alicia Wojtczak Boeira, de 13 anos, é outra estudante que ficou sem o kit escolar. Ela conta que está usando materiais de 2024.
“Uso a maioria do ano passado, porque eu gosto de guardar, são lápis bons. Os cadernos tem dois ali que eu peguei quatro cadernos e dividi eles para fazer um novo caderno e não ter que comprar”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Queda: Avião de pequeno porte cai no interior do Paraná, diz Corpo de Bombeiros
Motorista flagrado com criança de 7 anos no porta-malas pretendia viajar mais de 50 km, diz PRF: ‘Uma simples colisão traseira pode ocasionar óbito’
Acidente: Jovem morre atropelado por ônibus a caminho do trabalho em Curitiba
‘Previsão é que até 14 de fevereiro todas as escolas tenham recebido’, diz porta-voz da Seed
Secretaria de Educação diz que entregará todos os kits escolares até 14 de fevereiro
A Seed explica, em nota, que já foram entregues 800 mil kits e os esforços continuam para regularizar a situação. Segundo a Secretaria, os materiais não chegaram em todas as escolas por problemas logísticos.
“Os materiais destinados aos alunos da rede estadual estão sendo entregues continuamente, garantindo que todos os estudantes receberão seus materiais. Devido a questões logísticas e de transporte, somadas às condições climáticas adversas registradas recentemente, algumas entregas ocorreram em prazos diferenciados”.
A Secretaria também reforçou que o atraso não prejudicará os alunos que estão “acompanhando as aulas normalmente” e utilizando materiais complementares disponíveis em sala.
A previsão da chefe de Núcleo Setorial da Seed, Rosyara Juliatto, é que até 14 de fevereiro todas as escolas tenham recebido os kits escolares.
O que vem em cada kit e como estão sendo distribuídos
Governo do Paraná distribuirá material escolar para todos os estudantes da rede estadual de ensino
Lucas Fermin/Seed-PR
Ensino Fundamental I (apenas para escolas indígenas): 7.773 kits contendo itens como cadernos, lápis de cor, giz de cera, tesoura sem ponta e canetinhas hidrográficas.
Ensino Fundamental II: 550.000 kits equipados com materiais como cadernos universitários, régua, transferidor, esquadros e lápis de cor.
Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA): 352.206 kits com cadernos universitários, canetas esferográficas, réguas e lápis grafite.
A Seed reforça que as escolas do Ensino Fundamental I que receberam os kits são as escolas indígenas. Os kits não serão destinados às escolas municipais, uma vez que elas não são geridas pelo Governo do Paraná.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Bookmark the permalink.