Veja como as marcas antigas ainda influenciam os adultos

Titanes en el ring ( Titãs no ringue ) foi um programa de televisão argentino de luta livre exibido entre 3 de março de 1962 e 1988.Reprodução

O jornalista Horacio Convertini publicou um artigo nesta quinta-feira (6), no Clarín, da Argentina, em que fala sobre como os adultos nascidos na década de 1960 fazem questão de lembrar – e mostrar – marcas e nomes que fizeram parte de suas infâncias.

“Estou assistindo a um programa de rádio no YouTube e fico impressionado com a camisa usada pelo apresentador, um homem que já tem mais de 60 anos: ela tem o logotipo “Titans in the Ring” estampado no peito. Eu quero um assim, eu acho, e sei que não será difícil conseguir. Recebo constantemente anúncios de roupas e objetos retrô nas redes sociais, uma indústria da nostalgia que consiste em replicar os símbolos da nossa infância da forma mais precisa e original possível.

Tenho uma camiseta e vários bonecos Astroboy, a jaqueta de botões dos Los Matadores de 1968, uma camiseta Meteoro e um Mark 5 na caixa, que me deram no meu aniversário de 50 anos e nunca abri porque tenho medo de que estrague. A infância é como uma teia de aranha invisível que nunca solta. Ou melhor, não desistimos porque queremos continuar sendo crianças em algum momento de nossas vidas.

Speed Racer, conhecido como Mach Go Go Go no Japão, é uma série de mangá e anime dos anos 1960, criado por Tatsuo Yoshida sobre corridas de automóveis.Reprodução

Não sei quase nada sobre a infância dos meus pais. Não há fotos deles quando crianças, exceto uma do meu pai: é o típico retrato de família tirado em um estúdio de bairro, onde meus avós e seus filhos estão vestidos a rigor e extremamente sérios diante da câmera que os registrará para a posteridade.

Não sei o que meus pais tocavam, quais eram seus hobbies favoritos ou o que eles desejavam na vida adulta. Eles nunca falaram sobre isso. Talvez porque a infância deles tenha acabado rápido. Meu pai, quando tinha 8 anos, foi colocado para trabalhar com um leiteiro. Minha mãe, mais ou menos na mesma idade, quando sua mãe morreu e seu pai decidiu que nunca mais a mandaria para a escola.                                              

Cidadão Kane é um filme norte-americano de 1941, dirigido, escrito, produzido e estrelado por Orson Welles, considerado uma obra-prima do cinema.Reprodução

“A verdadeira pátria do homem é a infância”, teria dito o poeta Rainer Maria Rilke  (1875-1926). Se eu me limitar ao que vejo no micromundo que me cerca, a infância é a pátria das gerações que sucederam meus pais.

Astro Boy é um mangá de Osamu Tezuka produzido de abril de 1952 a março de 1968Reprodução

No passado, as crianças entravam na vida adulta cedo porque eram forçadas pela hostilidade da vida ou porque buscavam a liberdade e a independência que acreditavam ver nos mais velhos. Hoje, nós, adultos, nos deliciamos com a nostalgia dos nossos anos ingênuos e fazemos o moonwalk de Michael Jackson para nos reconectarmos com as migalhas da nossa infância: o pequeno boneco Hijitus que vinha dentro da barra de chocolate Jack, a difícil estatueta do álbum da Copa do Mundo de 1974, o Orange Thunder de Pairetti, do qual retirávamos o fundo para encher com massa de modelar e uma colher.

Não consigo terminar de pensar nisso antes de me corrigir imediatamente: qual é a última coisa que o magnata do filme Cidadão Kane diz antes de morrer? Rosebud, o nome do trenó que o fazia feliz quando criança. O filme é de 1941. Ponto para Rilke.

Talvez a única diferença esteja na maneira como honramos aquela pátria inesquecível da qual nunca nos afastamos completamente. Pode ser uma evocação quase secreta, como o personagem interpretado por Orson Welles, ou a exibição descarada de uma camiseta que grita para o mundo inteiro quem um dia fomos.”

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