Inquérito é instaurado para apurar abandono de casa enxaimel mais antiga de Jaraguá do Sul

Um inquérito civil foi instaurado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), para apurar uma situação de abandono de uma casa enxaimel histórica em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. A construção é reconhecida como a mais antiga desse estilo na cidade.

Casa enxaimel corre o risco de desabar

Casa enxaimel é a mais antiga da cidade – Foto: Divulgação/ND

Segundo o MPSC, foi constatado que o imóvel está abandonado e apresenta riscos estruturais. Para o promotor Alexandre Schmitt dos Santos, titular da 1ª Promotoria de Justiça, “a casa tem relevante importância histórica, sendo ela inventariada como patrimônio histórico de Jaraguá do Sul”.

O proprietário da Casa Enxaimel Selke foi notificado pelo MPSC para se manifestar em 30 dias sobre as condições do local. A prefeitura da cidade também deverá informar, no mesmo prazo, que medidas serão tomadas para preservar o patrimônio histórico que corre o risco de desabar.

“A preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico são essenciais para manter viva a memória e a identidade cultural da cidade. Para isso, são necessárias ações concretas que garantam a integridade da casa enxaimel, símbolo da história de Jaraguá do Sul”, afirma o promotor Alexandre Schmitt dos Santos.

Casa enxaimel foi construída há 140 anos

A Casa Enxaimel Selke fica no bairro Rio Cerro II e foi construída por volta de 1885. Ela integra a lista dos Roteiros Nacionais de Imigração de Santa Catarina, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A reportagem do portal ND Mais procurou a prefeitura de Jaraguá do Sul que, por meio da sua assessoria de imprensa, afirmou não ter sido notificada sobre o inquérito até o momento. O município diz, porém, que irá apresentar os devidos esclarecimentos técnicos, dentro do prazo estipulado.

Bookmark the permalink.