Carnaval em São Luís: veja dicas de segurança para curtir a folia e evitar ser alvo de criminosos


Para minimizar os riscos durante a folia, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) reforçou o esquema de segurança na capital e divulgou algumas orientações para quem vai curtir a festa. Veja dicas de segurança para curtir a folia e evitar ser alvo de criminosos
Divulgação/Governo do Maranhão
A animação para o pré-carnaval e carnaval já toma conta de São Luís. Mas, além da diversão, é importante ficar atento à segurança, já que essa época também registra aumento de furtos, roubos e outras ocorrências.
Para minimizar os riscos durante a folia, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) reforçou o esquema de segurança na capital e divulgou algumas orientações para quem vai curtir a festa.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
➡️ Primeiramente, a orientação é não levar pertences de valor para a folia e demais festas de carnaval. Entretanto, caso seja necessário levar um aparelho celular, por exemplo, é preciso tomar alguns cuidados:
Ivete Sangalo, Henry Freitas e blocos tradicionais animam pré-carnaval em São Luís neste fim de semana; veja programação
Folia na Ilha: veja a programação do pré-Carnaval de São Luís
O que fazer para se proteger de furtos e roubos de celular no Carnaval? Especialista dá dicas para curtir a folia sem prejuízos
Veja dicas para minimizar os perrengues durante o período de carnaval
Evite locais isolado
Se estiver nos circuitos de folia, como Madre Deus, Centro Histórico e Avenida Litorânea, fique em áreas movimentadas e próximas às torres de segurança da polícia. Esses pontos garantem maior visibilidade para os agentes e facilitam o atendimento em caso de necessidade.
Cuidado com o celular
Celulares são os alvos preferidos dos criminosos. Ao usá-los, prefira estar em grupo e fique atento ao redor. Se precisar fazer uma ligação ou mandar uma mensagem, procure um local seguro. Em caso de assalto, a recomendação é nunca reagir.
Aplicativo de segurança para mulheres
As foliãs que passarem por qualquer situação de importunação ou assédio podem utilizar um aplicativo desenvolvido pela segurança pública. Em pontos estratégicos da cidade, há QR codes que direcionam as vítimas para a plataforma, oferecendo orientações e suporte imediato.
Onde buscar ajuda?
A Polícia Militar montou bases de comando em pontos estratégicos da Avenida Litorânea e nos circuitos carnavalescos. Caso precise de ajuda, procure os policiais ou os postos de segurança espalhados pelas áreas de festa.
Segurança também para quem fica em casa
Se você não pretende sair, vale reforçar os cuidados com a casa. Certifique-se de trancar portas e janelas, evite deixar objetos de valor expostos e, se possível, peça a um vizinho de confiança para ficar atento a movimentações estranhas.
Reforço no policiamento
A Polícia Militar informou que, por dia, cerca de 700 agentes estarão atuando nos principais pontos de folia da capital, com policiamento motorizado, a pé e de cavalaria. Além disso, o planejamento inclui ações de segurança no interior do estado, onde também ocorrem prévias carnavalescas.
Outras dicas de segurança
Não leve objetos de grande valor para a folia;
Não use joias, relógios e acessórios que possam chamar atenção dos bandidos;
Evite levar documentos pessoais e cartões de bancos;
Não utilize bolsas grandes. Opte por modelos pequenos, que fiquem junto ao corpo;
Caso leve celular e carteira, não fique com os objetos na mão;
Guarde os pertences em bolsos com fechamento em zíper, botão ou adesivo, por exemplo;
Não reaja a assaltos. Mantenha a calma e entregue o que o criminoso pedir.
Checklist do folião reúne dicas do que não esquecer de levar para a folia
Arte/g1
Bookmark the permalink.