O que é o estilo cowboy core usado por Beyoncé e Bella Hadid?


Estética com elementos do ‘Velho Oeste’ e conhecida do público sertanejo ganhou sofisticação e conquistou famosos. Nesta sexta-feira (16), Bruno Mars e Lady Gaga lançaram clipe com visual inspirado na tendência. Bella Hadid e Beyoncé, adeptas do estilo cowboy core
Redes sociais
O que Beyoncé, Bella Hadid, Kim Kardashian e Dua Lipa têm a ver com o rodeio? Celebridades que ditam tendências pelo mundo, as três aderiram a uma estética fashion que está diretamente ligada ao universo country. Ela ficou conhecida como “cowboy core” e ganhou passarelas no Brasil e no exterior.
“Forte tendência já há algumas temporadas, o cowboy core traz o espírito do Velho Oeste de forma sofisticada. Esse estilo é uma releitura moderna da moda western, que combina elementos clássicos como botas, chapéus, franjas e jeans com um toque contemporâneo e fashionista”, explica a editora de moda Mariana Campos.
Nesta sexta-feira (16), Bruno Mars e Lady Gaga, astros do pop, lançaram o clipe de “Die With a Samile” e embarcaram no visual western inseridos em um cenário semelhante ao dos programas de TV dos anos 1970.
Ao longo da matéria, o g1 mostra como combinar peças do guarda-roupa para criar produções como as usadas pelas famosas.
Estilo cowboy core utiliza elementos do universo western como peças em couro, franjas e chapéu
Érico Andrade/g1
Segundo Mariana, o western core teve dois picos significativos de popularidade. O primeiro aconteceu nos anos 1960 e 1970, influenciado pela era dos filmes de faroeste e ícones como John Wayne. O segundo pico foi nos anos 2010, marcado por um renascimento na moda e na cultura pop, com influências de celebridades como Lana Del Rey.
“Esses momentos destacam a versatilidade do estilo que vem se adaptando às mudanças culturais e permanecendo relevante ao longo das décadas”, afirma.
LEIA TAMBÉM:
‘Jorginho do Sertão’: Edson e Hudson cantam 1ª música sertaneja gravada no Brasil
Guia do g1: o que você precisa saber sobre a Festa do Peão de Barretos
Luan Pereira: cantor chora em estreia na arena e revela crise de ansiedade
Recentemente, a estética foi revisitada, por exemplo, por Pharrel Willians em coleção assinada para a grife francesa Louis Vuitton.
Estampa animal print combinada com botas western, cinto e chapéu formam look cowboy core
Érico Andrade/g1
Popular entre o público sertanejo
No Brasil, elementos da estética cowboy core são uma marca nos rodeios. Em Barretos (SP), onde acontece a maior Festa do Peão do país, as mulheres e os homens capricham na produção que inclui chapéus, cintos com fivelas grandes, botas western, detalhes em brilho, estampas animal print, xadrez e bordados.
“O estilo country já fazia parte da estética dos looks usados em rodeios antes de se popularizar em outros contextos. Essas festas têm uma forte conexão com a cultura cowboy, tão tradicional no interior”, diz a produtora de moda e stylist Mariana Abbud.
Bruno Mars e Lady Gaga em ‘Die With a Smile’.
Divulgação
Mas dá para usar o cowboy core fora do ambiente dos rodeios?
“Com certeza! Basta adaptar os elementos do estilo que fazem sentido para o dia a dia. Usar alguns elementos-chave para compor o look sem perder a autenticidade”, diz Mariana Abbud.
Estilo cowboy core com botas western, lenços e franjas
Érico Andrade/g1
Como montar o look?
A pedido do g1, as duas especialistas em moda produziram alguns looks (veja nas fotos ao longo da matéria) para inspirar a criatividade do público feminino. A modelo Jessica Vilela, com beleza assinada por Daniela Schreines e Jovanna Alves, vestiu os figurinos.
As produções utilizam peças do guarda-roupa comum e ganham um plus com peças mais incrementadas. Veja as dicas:
Alfaiataria: combine blazers e calças de alfaiataria com botas, bolsas com franjas, uso de lenços na cabeça ou amarrados na bolsa.
Acessórios western: adicione botas de cowboy, cintos com fivelas ou chapéus.
Mistura de estilos: com uma jaqueta de couro ou jeans com calças do próprio guarda-roupa, para criar um contraste entre o moderno e o rústico.
Mais acessórios: abuse dos maxibrincos com brilho e das bandanas.
Mariana Abbud ainda destaca que é importante prestar atenção aos detalhes, incorporando tecidos como camurça ou denim, como jaquetas ou bolsas, para trazer o toque cowboy sem que isso altere muito o estilo.
Peças de couro e com franjas, botas e chapéu compõem look cowboy core
Érico Andrade/g1
Leia mais notícias da Festa do Peão de Barretos 2024
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Bookmark the permalink.