Compostagem dentro do shopping em Curitiba? Saiba como foi possível


Shopping curitibano revoluciona ao realizar a correta destinação dos resíduos gerados em sua praça de alimentação Compostagem dentro do shopping em Curitiba? Saiba como foi possível
RPC
O que acontece com o que você deixa em cima da sua bandeja depois de almoçar no shopping?
Somos cada vez mais provocados a refletir sobre o nosso consumo. Afinal, nós consumidores também somos responsáveis pelo o que acontece com o nosso lixo, especialmente depois de descartá-lo na lixeira.
De onde veio esse produto que você está comprando? E para onde vai o resíduo que você gera? Essas são algumas perguntas importantes para tomar decisões melhores e contribuir positivamente para o futuro do planeta.
Pensando nisso e com o desejo de criar uma cadeia de consumo mais sustentável, um dos principais shoppings de Curitiba tomou uma iniciativa. Saiba mais sobre esse case de sucesso:
Shopping implementa a destinação para a compostagem em sua praça de alimentação
Luciano Koiti Abe, superintendente do Shopping Curitiba, explica que a equipe administrativa realizou uma análise e notou uma grande incoerência entre a quantidade de resíduo gerado diariamente no shopping e a porcentagem desses resíduos que era tratada corretamente.
Para mudar esse cenário, eles criaram uma Central de Resíduos em sua praça de alimentação. Desde então, os clientes deixam as suas bandejas nessa central e quem realiza o descarte dos resíduos é a própria equipe do shopping, que foi treinada para dar melhor destinação.
Central de Resíduos no Shopping Curitiba
RPC
Todos os lojistas e funcionários dos restaurantes receberam o mesmo treinamento, para que os resíduos produzidos na operação do shopping também sejam corretamente tratados.
Resultados históricos de sustentabilidade
Com oito meses dessa implementação, Luciano conta que 65% dos resíduos gerados dentro do Shopping Curitiba já são tratados de acordo com as melhores práticas sustentáveis: destinados tanto para centros de reciclagem quanto para pátio de compostagem.
Olhando apenas para os resíduos orgânicos, já são 160 mil quilos de orgânicos destinados para a compostagem, evitando a superlotação dos aterros sanitários.
O superintendente reforça que a meta é chegar a 80% e, é claro, a 100%, mas que o avanço de 0 para 65% já é um grande marco na história do shopping e da cidade. E para tornar possível este feito, uma parceira indispensável foi a Composta+.
Depois da destinação correta, o que acontece na compostagem?
Depois da triagem inicial que é realizada na Central de Resíduos do Shopping, os resíduos orgânicos são armazenados em bombonas que são coletadas diariamente pela Composta+.
Após a coleta, os resíduos são destinados para o pátio de compostagem da empresa, onde todo o tratamento é realizado. Esse espaço próprio possui toda a estrutura necessária para tratar os orgânicos, transformando eles em composto natural.
Posteriormente, o composto natural volta para o shopping para ser usado na jardinagem e na horta própria. Ainda, a Composta+ retorna mudas de hortaliça para o estabelecimento, criando um ciclo sustentável ainda mais forte.
Composta+: compostagem para empresas
O Shopping Curitiba é apenas uma das empresas curitibanas que utilizam o serviço da compostagem para melhorar o seu impacto no meio ambiente. São mais de 1.300 clientes que contam com a solução que a Composta+ proporciona ao tratamento dos resíduos orgânicos.
Para também levar esse parceiro para junto do seu negócio, siga os passos:
Acesse o site da Composta+ e preencha o breve formulário inicial.
Aguardo o contato e a proposta de plano personalizado para o seu negócio.
Faça parte desse ciclo de impacto positivo!
Bookmark the permalink.