Justiça dos Estados Unidos suspende acesso de departamento de Musk a informações do Tesouro


Na avaliação do juiz responsável pelo caso, política do governo Trump aumenta o risco de vazamentos e torna os sistemas mais vulneráveis a ataques de hackers. Justiça suspende acesso do Departamento de Eficiência Governamental – de Elon Musk – aos dados do Tesouro
Nos Estados Unidos, a Justiça suspendeu o acesso do Departamento de Eficiência Governamental, comandado pelo bilionário Elon Musk, a informações do Tesouro Americano.
A decisão foi tomada na manhã deste sábado (8) por um juiz federal de Nova York. O magistrado acolheu um pedido de liminar feito na sexta-feira (7) por procuradores-gerais da oposição democrata de 19 estados.
“O presidente não tem o poder para dar as nossas informações privadas para quem ele quiser. E ele não tem o poder de cortar os gastos do governo federal que o Congresso já aprovou, muito menos dando ao homem mais rico do mundo as chaves para as informações mais sensíveis de todos os americanos”, afirmou a procuradora-geral de Nova York, Letitia James.
O Departamento de Eficiência Governamental, que é comandado por Elon Musk, foi criado por Donald Trump para enxugar os gastos da máquina pública. O pessoal desse novo departamento acessou os registros do Tesouro americano, como as contas bancárias e o equivalente ao CPF de milhões de pessoas que recebem restituição do imposto de renda, aposentadoria ou que estão na folha de pagamento como funcionários públicos.
Justiça dos Estados Unidos suspende acesso de departamento de Musk a informações do Tesouro
Jornal Nacional/ Reprodução
O juiz que avaliou o caso é Paul Engelmayer. Ele foi nomeado ao cargo em 2011 pelo ex-presidente Barack Obama, do Partido Democrata. Na decisão, o magistrado afirmou que a nova política do governo Trump, que permite a nomeados políticos e funcionários especiais do governo acessarem sistemas com informações altamente confidenciais, aumenta o risco de vazamentos e torna os sistemas mais vulneráveis a ataques de hackers. O juiz também ordenou que os funcionários do departamento de Elon Musk destruam imediatamente qualquer documento que foi coletado do Tesouro americano.
Em uma publicação na internet, Musk afirmou que o Partido Democrata está destruindo o departamento comandado por ele, que, segundo Musk, apenas tenta impedir fraudes, desperdícios e abusos do dinheiro do contribuinte e relatar ao público com a máxima transparência.
A Justiça Federal americana marcou uma audiência para sexta-feira (14) para tratar do caso.
LEIA MAIS:
Juiz federal proíbe departamento de Musk de acessar dados do Tesouro dos EUA
Musk cria nova base de poder em Washington ao assumir controle sobre agências dos EUA
Revista ‘Time’ publica capa com montagem de Elon Musk em cadeira presidencial na Casa Branca
Bookmark the permalink.