Donos de terreno em loteamento de Sorocaba reclamam de onda de furtos: ‘Levaram até uma betoneira’


Problemas ficaram constantes a partir de outubro de 2024. Estado diz que está comprometido com o enfrentamento da situação. Onde de furto assusta moradores da zona norte de Sorocaba SP)
Arquivo Pessoal
Proprietários de terrenos em um loteamento da zona norte de Sorocaba (SP) tem sofrido com uma onda de furtos no bairro Santa Cristina, que fica próximo às margens da via que liga a cidade com o município de Iperó (SP). Dentre os produtos furtados, estão betoneiras e materiais de construção.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo os munícipes, os problemas tornaram-se constantes a partir de outubro de 2024. “O estado não está fornecendo o mínimo de segurança naquela região. Furtaram quatro peças de andaime da minha obra”, afirma o servidor público Tulio Marcos Perfetto. Ele calcula o prejuízo próximo de R$ 500.
Tulio ainda reclama de problemas na hora de registrar o boletim de ocorrência. “Tentei fazer boletim de ocorrência, mas não consigo fixar o local, o site não aceita. Só consigo fazer o BO se colocar o endereço da avenida Ipanema”, acrescenta.
O soldador Inaldo Batista afirma que teve um prejuízo bem maior, cerca de R$ 4 mil. “Furtaram da minha construção uma betoneira, que estava acorrentada e com cadeado reforçado, mas não impediu o roubo. Acredito que vieram preparados para cortar e com carro caminhonete para transportar”, explica.
“Agora vou por mais segurança antes de continuar a construção para ver se inibe as ações. Sobre o prejuízo, com o tempo vamos recuperar, mas é uma pena um bairro tão promissor, já com esses problemas”, desabafa.
Furtos em construções assusta dono de terrenos na zona norte de Sorocaba (SP)
Arquivo Pessoal
O que diz o estado
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo afirmou que está comprometida com o enfrentamento à criminalidade na cidade de Sorocaba, “incluindo na área mencionada, que é atendida pelo 9° DP”.
“Para aumentar a segurança, a pasta tem acompanhado os indicadores e denúncias da população, reforçando o policiamento, operações e investigações nos locais com maior incidência criminal”, afirma.
A pasta também citou o recuo de índices de criminalidade na região.
Sobre o boletim de ocorrência, disse que o registro é fundamental para embasar as atividades policiais e que eles podem ser feitos presencialmente ou no delegacia virtual.
“Qualquer dificuldade no registro do boletim eletrônico pode ser informada no e-mail [email protected] para que a vítima receba a orientação correta sobre a elaboração online da ocorrência.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Bookmark the permalink.