Zé Paulo Becker alterna choros, salsas e outros ritmos latinos nas 12 músicas autorais do 12º álbum solo do violonista


Capa do álbum ‘Choro y salsa’, de Zé Paulo Becker
Rodrigo Lopes
♫ NOTÍCIA
♪ Na foto de Rodrigo Lopes exposta na capa do 12º álbum solo de Zé Paulo Becker, Choro y salsa, o artista aparece dançando com o violão. A imagem sugere movimento e se afina com o tom dançante do repertório autoral apresentado pelo violonista e compositor nas 12 faixas do disco lançado na sexta-feira, 7 de fevereiro.
O título Choro y salsa já explicita o caráter do álbum em que Becker alterna os dois gêneros musicais ao longo do álbum, por vezes fundindo os ritmos, como no tema Salsa em choro.
Feita no estúdio caseiro do violonista, a gravação do álbum Choro y salsa foi impulsionada pela viagem feita por Zé Paulo Becker a Cuba. Ao retornar para o Brasil, vindo de Havana, o compositor fez músicas como Um mojito com Krenak – salsa composta em homenagem ao líder indígena Ailton Krenak – e Guajira carioca.
O bolero De buick no malecón também é da safra posterior à viagem e compõe o repertório do álbum Choro y salsa ao lado de músicas como Carrilhana, Choro mambo, Choro na varanda, Descendo a ripa, Habana vieja, Todo saliente e Um piano na sala.
“São temas que, apesar da influência rítmica caribenha, contam com uma visão harmônica do choro e da música brasileira”, caracteriza Zé Paulo Becker.
Bookmark the permalink.