Traficantes aplicam golpe em anúncios de vendas de carros usados no RJ


Ao chegar para efetuar a compra, vítimas são sequestradas e forçadas a fazer transferências bancárias. Segundo a Polícia Civil, golpe fez mais de 200 vítimas em dois anos. Traficantes sequestraram compradores de carros usados
Reprodução
O crime organizado encontrou no mercado de carros uma nova maneira de fazer dinheiro. Em apenas quatro dias, 827 carros foram roubados no Rio de Janeiro por ordem do Comando Vermelho.
Na Baixada Fluminense, uma outra facção, o Terceiro Comando Puro, tem praticado uma série de golpes usando anúncios falsos de carros usados.
Os anúncios na internet parecem reais. Um casal viu o modelo, gostou do preço e procurou o suposto vendedor.
“Eu comecei a falar com ele pelo zap, aí ele marcou pra mim poder ir ver o carro. Aí nisso, começou a negociação de ver, marcar o local. Aí ele me mandou a localização, aí nós fomos”, conta a mulher.
Era uma emboscada preparada por traficantes, como mostra uma investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Criminosos de uma a facção criam falsos anúncios de veículos para atrair interessados, depois sequestram essas pessoas, tiram dinheiro das contas bancárias e, pra não matá-las, ainda exigem resgate de parentes.
A delegada Cristiana Onorato Miguel afirma que os traficantes do Terceiro Comando Puro, o TCP, agem principalmente nas cidades da baixada fluminense.
“Eles viram uma nova forma de lucrar além dos roubos de veículos que agora é certo, eles sabem que a vítima tem aquele dinheiro para comprar aquele veículo, então seria um lucro certo conseguir pelo menos aquele montante”, afirma a delegada.
Um levantamento da delegacia de Belford Roxo revela que foram pelo menos 200 vítimas nos últimos dois anos.
A delegacia identificou 30 traficantes que participaram do golpe. Cinco tiveram a prisão decretada pela justiça.
Um tem 81 anotações criminais e 5 mandados de prisão por crimes como sequestro relâmpago, extorsão, roubo e homicídio.
“Todas essas pessoas serão responsabilizadas, inclusive as que emprestam conta para receber essa quantia. Elas também vão responder pelo mesmo crime praticado pelos que abordam as vítimas. Ou seja, o roubo e a extorsão”, afirma a delegada.
A Policia Civil do Rio de Janeiro também aponta que outra facção de traficantes está envolvida em crimes com veículos.
“A inteligência da Polícia Civil identificou um movimento coordenado, um movimento orquestrado, determinado pela cúpula dessa facção para tentar desacreditar e descredibilizar as operações que as Polícias Civil e Militar vêm fazendo no combate ao roubo de veículos. Nós vamos indiciar toda a cúpula do Comando Vermelho, por todos esses roubos”, afirma Felipe Curi, Secretário da Polícia Civil do RJ.
Dados divulgados pelo instituto de segurança pública do Rio de Janeiro mostram que o roubo de veículos no estado cresceu 39% de 2023 pro ano passado. Já no Brasil, levando em conta números de todos os estados, segundo o Ministério da Justiça, o índice é de queda de 5,5%.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro disse em nota que “intensificou as ações preventivas para combater o roubo de veículos e as quadrilhas”. E cita como exemplo uma operação que, desde setembro do ano passado, prendeu mais de 350 criminosos e recuperou quase 300 veículos.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Bookmark the permalink.