Polícia Federal assume investigação integral de desabamento na ‘igreja de ouro’ na Bahia; uma turista morreu


Antes, PF dividia funções com a Polícia Civil da Bahia, que neste período, ficou responsável por ouvir testemunhas do desabamento. Ainda não há prazo para inquérito ser concluído. Parentes e amigos se despedem de Giulia Righetto
A Polícia Federal (PF) assumiu, nesta segunda-feira (10), a investigação integral do desabamento da “igreja de ouro”, onde uma turista de 26 anos morreu e cinco pessoas ficaram feridas na quarta-feira (5), no Centro de Salvador.
Antes, a PF dividia as funções com a Polícia Civil da Bahia, que neste período, ficou responsável por ouvir testemunhas do desabamento. Ainda não há um prazo para o inquérito ser concluído.
Também nesta segunda, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) revelou que a igreja recebeu a última vistoria técnica em maio de 2024. Na ocasião, não foram identificados indícios de problemas estruturais que pudessem provocar o desabamento da forração do teto do templo, como aconteceu na última quarta (5).
O Iphan informou ainda que realizará a contratação das obras emergenciais que englobarão escoramento, estabilização, acesso e segurança do monumento e dos trabalhadores envolvidos. Ainda nessa etapa, conforme o instituto, serão realizados os trabalhos de diagnóstico, triagem, catalogação, higienização, proteção e armazenagem das estruturas e bens artísticos que serão restaurados e remontados em uma segunda etapa.
Problemas estruturais, pedido de vistoria e vítimas: o que se sabe sobre desabamento do teto da ‘igreja de ouro’ em Salvador
ANTES E DEPOIS: veja como era e como ficou ‘igreja de ouro’ após desabamento do teto em Salvador
Teto da Igreja de São Francisco desabou em Salvador e matou a turista Giulia Panchoni Righetto, de Ribeirão Preto (SP)
Defesa Civil de Salvador
O Instituto reafirmou que havia contratado uma empresa especializada para elaboração do projeto de restauração completa do complexo formado pela igreja e convento de São Francisco de Assis. O custo foi R$ 1,2 milhão.
Envio de auto de infração
Teto da Igreja de São Francisco desabou em Salvador.
Defesa Civil de Salvador
Também na nota enviada nesta segunda, o Iphan revelou ter emitido um auto de infração, em março de 2022, à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil – Comunidade Franciscana da Bahia, responsável pela igreja, por causa da degradação causada por falta de manutenção e conservação.
“Reforça-se que a Igreja e o Convento de São Francisco são edificações de propriedade privada, cuja responsabilidade pela manutenção e pela preservação são de seu proprietário, assim como a gestão de seu uso”, afirmou o Iphan.
LEIA TAMBÉM:
Frei denuncia golpe com pedido de dinheiro em nome da igreja: ‘Falta de humanidade’
MPF recomenda medidas emergenciais após desabamento
O instituto lembrou ainda que tinha agendado uma vistoria técnica para a quinta-feira (6), o dia seguinte ao desabamento, atendendo ao comunicado que havia sido enviado na segunda (3) pelos frades da Ordem Franciscana.
Segundo o Iphan, os frades informaram, no documento, a existência de uma dilatação no forro do teto da nave central, sem expressar caráter de urgência. Ainda de acordo com o instituto, tampouco houve qualquer comunicado à Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros ou outros órgãos sobre os eventuais riscos.
Qual o papel do Iphan?
O Iphan fiscaliza mais de 1.200 bens tombados no Brasil e desenvolve projetos de restauração, por meio de leis de incentivo e/ou em parceria com outros órgãos públicos e entidades privadas. No entanto, o instituto ressalta que a responsabilidade direta pela manutenção dos imóveis é dos proprietários.
De acordo com o Iphan, as vistorias técnicas nos imóveis e conjuntos urbanos tombados são feitas de formas periódicas. O órgão não detalhou o tempo.
Quando percebe algum risco, os técnicos do Iphan notificam o proprietário para que providências sejam tomadas.
Embora a responsabilidade pela manutenção seja dos proprietários, a lei permite que o Iphan faça investimentos públicos para ações de reparos e restaurações, sempre que ficar comprovada a incapacidade financeira dos proprietários de executar as obras.
No Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Iphan tem duas linhas de ação — obras e projetos — com investimentos de R$ 771 milhões até 2026.
São 105 projetos para recuperação de bens acautelados que estão sendo contratados no Brasil, sendo 45 no nordeste, e, desses, 13 na Bahia. O Iphan explicou que 144 obras para preservação do patrimônio histórico e cultural também serão realizadas em todo o país.
Turista morreu soterrada
Giulia Panchoni Righetto, de Ribeirão Preto, compartilhava paixão por viagens nas redes sociais
Reprodução/ Redes Sociais
O acidente aconteceu na tarde de quarta-feira (5), em meio a visitação de turistas ao templo, que seguia aberto para roteiros mesmo com problemas estruturais há anos. Giulia Panchoni Righetto estava com o namorado e dois amigos no momento do desabamento.
Autoridades lamentam morte de turista em desabamento de teto da ‘igreja de ouro’ em Salvador
‘Só ouvia o grito de uma pessoa’: veja relato de testemunha que entrou na ‘igreja de ouro’ para tentar ajudar vítimas
Imagens feitas por testemunhas mostram os estragos logo após a tragédia. O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços, principalmente a madeira que cobria o forro.
A amiga da turista estava sentada ao lado da vítima no momento do acidente. Segundo a delegada Camila Albuquerque, que investiga o acidente, a jovem conseguiu pular ao perceber o acidente, mas acabou se ferindo. Ela foi atendida e já voltou para São Paulo com o grupo que acompanhava Giulia na viagem.
Teto da igreja de ouro desabou em Salvador
Defesa Civil de Salvador
No domingo (9), cerca de 20 amigos de Giulia chegaram de ônibus em Londrina, no norte do Paraná, para a cerimônia de despedida da jovem.
O translado do corpo foi feito por avião, que realizou voo de Salvador até Curitiba, e, depois, para Londrina.
Giulia era natural de Ribeirão Preto (SP) e tem familiares no Paraná. A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná apurou que duas salas foram separadas para o velório, que foi restrito para amigos e familiares. O corpo da jovem será cremado.
frades que administram a igreja fizeram um pedido de vistoria no forro do teto, que estava com fissuras
Reprodução/TV Globo
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Bookmark the permalink.