Mais de 175 bombas da Segunda Guerra Mundial são encontradas em parquinho na Inglaterra


Dispositivos foram encontrados por trabalhadores durante obras para reforma do local. As autoridades estão preocupadas de que outras ainda permaneçam no terreno. Bombas da Segunda Guerra Mundial foram encontradas em parquinho na cidade de Wooler, na Inglaterra
Mark Mather / Arquivo Pessoal
Mais de 175 bombas da Segunda Guerra Mundial foram encontradas sob um parquinho infantil na cidade de Wooler, no norte da Inglaterra.
Elas foram descobertas durante obras para reformar o playground Scotts Park e, segundo as autoridades locais, a primeira foi encontrada pelos trabalhadores no dia 14 de janeiro e, um dia depois, outra já foi retirada das fundações.
Os dispositivos encontrados são bombas de treino – ou seja, bombas não explosivas, usadas para treinamento, mas que ainda podem apresentar risco.
“Elas foram encontradas com o fusível e o conteúdo ainda intactos, e o detonador e o enchimento de fumaça em particular ainda podem ser potencialmente perigosos”, afirma um comunicado.
Depois que as primeiras bombas foram achadas, uma empresa privada, Brimstone Site Investigations, foi contratada por Wooler para vasculhar o local.
Em 23 de janeiro, o primeiro dia de trabalho, a empresa identificou mais 65 bombas de treino, cada uma pesando 4,5 kg, bem como cartuchos de fumaça. No segundo dia, mais 90 bombas de treino e as removeu com segurança para uma área de armazenamento designada.
As autoridades estão preocupadas de que outras ainda permaneçam no terreno.
“Foi quase emocionante, mas logo ficou claro que a escala do problema era muito maior do que qualquer um havia previsto”, conta Mark Mather, um conselheiro da cidade, acrescentando que o trabalho tem sido “exaustivamente lento”
Nesta terça-feira (11), cerca de metade do parque já havia passado pela varredura, mas o trabalho continua e a previsão é de que as obras continuem a partir de abril, após a garantia de que tudo esteja seguro.
De acordo com as autoridades locais, Wooler foi um centro de treinamento para a Guarda Nacional, uma milícia de cidadãos voluntários considerada a última linha de defesa contra os alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
Bookmark the permalink.