Festival de Cinema no Interior lança filmes feitos por estudantes da zona rural de Petrolina


As exibições gratuitas serão realizadas da quarta (12) até a sexta (14), em escolas no C3, N11 e Agrovila Massangano. Esta edição é voltada para comunidades rurais do município. Cartaz do filme ‘Quem me insinou a Sambar’, dos alunos da Escola Manoel Messias Barbosa, na Agrovila Massangano.
Reprodução
O Festival de Cinema no Interior será realizado a partir desta quarta-feira (12) e segue até a sexta-feira (14), na zona rural de Petrolina, Sertão de Pernambuco. O projeto tem como objetivo promover a cultura cinematográfica em comunidades do interior através de pesquisas, oficinas formativas, produção de filmes, livros e mostras de cinema. A mostra gratuita contempla filmes produzidos por estudantes de três escolas dos projetos C3, N11 e na Agrovila Massangano, onde serão exibidos.
Esta é uma edição especial voltada para comunidades Rurais de Petrolina. As exibições são abertas à comunidade, sem limitação de público e têm classificação livre.
Confira a programação da Mostra:
12/02 , às 19h – ‘Irrigada Fé’
Sinopse: O filme produzido pelos alunos da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Núcleo de Moradores retrata a “A força e a resistência dos guardiões da cultura do Distrito de Irrigação N11, que mantêm viva, através de rezas e benzeduras, uma tradição ancestral. Com sabedoria e fé, eles aliviam dores e aflições, conectando a comunidade à espiritualidade e aos ensinamentos dos antigos, perpetuando um legado que transcende gerações e fortalece a identidade do Sertão”.
Local: Escola Estadual de Referência em Ensino Fundamental e Médio, no N-11.
13/02, às 19h – Maria, Maria
Um filme dos alunos da Escola Dom Avelar Brandão Vilela, C3
Local: Escola Dom Avelar Brandão Vilela, no C3
14/02, às 19h – Quem Me Ensinou a Sambar
Sinopse: “Quem me ensinou a sambar é um curta-metragem dos alunos da Escola Manoel Messias Barbosa, que destaca a importância do Samba de Véio, uma expressão cultural única da comunidade da Agrovila Massangano. O filme retrata a luta contra preconceitos e a dedicação em preservar essa tradição ancestral. Com sensibilidade e trabalho coletivo, os jovens revelam a riqueza do Samba de Véio, honrando a herança cultural e o projetando como um patrimônio imaterial a ser valorizado”.
Local: Escola Manoel Messias Barbosa, na Agrovila Massangano
O projeto também tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sociocultural de comunidades do interior, com ênfase na participação dos povos tradicionais. Para isso, utiliza a arte-educação, as ferramentas audiovisuais e a indústria cinematográfica como principais instrumentos. O cinema no interior é uma iniciativa da Mont Serrat Filmes e do Instituto de Pesquisa e Produção Audiovisual Cinema no Interior.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Bookmark the permalink.