SC registra no início de fevereiro o maior número de mortes por afogamento do verão 2024/2025

O início de fevereiro apresentou o maior número de mortes por afogamento na temporada de verão em Santa Catarina. Nos dez primeiros dias do mês foram cinco mortes, sendo três em água salgada e duas em água doce. Somente nos dias 1 e 2 de fevereiro foram registrados quatro óbitos. Todos ocorreram em locais sem a presença de guarda-vidas.

Início de fevereiro tem maior número de mortes por afogamento na temporada de verão em Santa Catarina . Na imagem, um agente do Corpo de Bombeiros

Santa Catarina registrou cinco mortes por afogamento nos dez primeiros dias de fevereiro – Foto: Divulgação/CBMSC/ND

Somente no último fim de semana, quando houve um aumento significativo de banhistas em praias, rios e cachoeiras no estado, 162 salvamentos foram realizados.

Entre os dias 1º e 10 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros realizou 292 salvamentos por afogamento no período em todo o estado. Por serem dados recentes, os números ainda podem ser atualizados.

Até o momento, os índices se mantêm semelhantes ao mesmo período do ano passado, quando 263 salvamentos foram registrados em Santa Catarina. Em 2024, sete óbitos por afogamento ocorreram entre os dias 1º e 10 de fevereiro.

A alta temporada de verão iniciou no dia 16 de dezembro de 2024. Desde então, o maior número de salvamentos por afogamento foi registrado entre os dias 28 e 29 de dezembro, no “pré-Réveillon”, quando foram realizados 410 salvamentos pelo CBMSC.

Mortes por afogamento em fevereiro ocorreram em locais sem a presença de guarda-vidas

Mortes por afogamento em fevereiro ocorreram em locais sem a presença de guarda-vidas – Foto: Leo Munhoz/ND

Segundo o CBMSC, a onda de calor que atinge o estado tem gerado um aumento significativo de banhistas em praias, rios e cachoeiras. A situação faz com que sejam registradas mais ocorrências.

Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, as temperaturas ultrapassaram os 30°C e se aproximaram dos 40°C no Extremo Oeste e no Litoral Sul. O calor levou um grande número de pessoas a buscar ambientes aquáticos para se refrescar.

Conforme alerta feito pelo Corpo de Bombeiros, alguns banhistas ainda optam por áreas afastadas dos postos de guarda-vidas, dificultando o resgate especializado. Com a previsão de mais dias ensolarados e quentes em todo o estado, o CBMSC reforça a importância da prevenção a afogamentos.

Como prevenir mortes por afogamento

  • Evite nadar em áreas sinalizadas com bandeira vermelha, pois indicam alto risco de afogamento devido a correntes de retorno;
  • Nas praias, fique sempre próximo a um posto guarda-vidas;
  • Evite rios, lagos e cachoeiras em áreas de difícil acesso, onde o resgate pode ser demorado. Caso vá para um desses locais, o recomendado é estar acompanhado de amigos ou familiares;
  • Em rios, o ideal é tomar banho em locais rasos e sem correnteza. Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade do local e evite nadar depois das refeições;
  • Antes de sair de casa, consulte o aplicativo CBMSC Cidadão e dê preferência a praias sinalizadas com bandeira verde, que indicam menor risco de afogamento.
Bookmark the permalink.