8 traços de personalidade que tornam as pessoas atraentes, segundo a psicologia

Você já esteve perto de pessoas atraentes que iluminam o ambiente sem nem tentar? Talvez seja a confiança, a risada fácil ou a calma que eles trazem para situações estressantes.

Existem certas características das pessoas que vão além da aparência física e que atraem pessoas sem nenhum esforço. Alguns estudos mostram que elas estão enraizadas em nossa relação social e emocional.

Se você quer entender o que torna certos indivíduos atraentes, aqui estão 8 traços de personalidade que a ciência associa a um maior “poder de atração”.

na foto aparece um homem confiante que é uma das pessoas atraentes ouvindo a mulher

Mulher escuta homem durante conversa sobre trabalho – Foto: Freepik/ND

8 traços da personalidade que tornam as pessoas atraentes

1) Calor genuíno

Geralmente conseguimos perceber quando a gentileza de alguém vem com sinceridade e não de um senso de obrigação. As pessoas que oferecem calor genuíno tendem a nos passar mais segurança e a ideia de sermos bem-vindos

O psicólogo Daniel Goleman destaca que o calor autêntico pode desencadear um contágio emocional positivo. Nossos cérebros captam sinais faciais sutis e tons vocais que sinalizam empatia e isso torna as pessoas mais atraentes.

2) Confiança sem arrogância

A confiança deixa as pessoas atraentes porque sinaliza competência e segurança. Porém, quando a confiança se transforma em arrogância, agindo como se você fosse a pessoa mais inteligente em todos os lugares seu charme desaparece.

A ciência sugere que a autoconfiança é sobre você conhecer seus pontos fortes enquanto permanece aberto a feedback. Você não precisa se gabar para provar que tem algo a oferecer. Isso faz você parecer uma pessoa atraente.

3) Senso de humor

O senso de humor é uma cola social. Ele quebra a tensão, desperta ligação entre as pessoas e faz com que as interações pareçam sem esforço.  Um bom senso de humor está relacionado a uma maior inteligência emocional.

Quando você sabe como interpretar o ambiente e fazer uma piada que faça sucesso, as pessoas tendem a gostar mais de você e claro, você se torna mais atraente.

Pequenas risadas compartilhadas podem ter um impacto grande na forma como as pessoas o percebem. Você só precisa se deixar ver o lado mais engraçado da vida.

4) Habilidades de escuta ativa

Você já conversou com alguém que fez você se sentir a única pessoa no mundo naquele momento? Os ouvintes fazem isso ao se inclinarem, manterem o contato visual e responderem com atenção.

Quando as pessoas se sentem ouvidas, elas dão abertura e classificam os parceiros de conversa como mais agradáveis e confiáveis, logo pessoas atraentes.

na foto aparece um home e uma mulher que se torna uma das pessoas atraentes pelo fato de ouvi-lo

Homem em conversa com a colega de trabalho que se torna uma das pessoas atraentes ao ouvi-lo – Foto: Reprodução

Ser um ouvinte ativo não é apenas ficar em silêncio, no entanto. É sobre ser genuinamente envolvente:

“Então você está dizendo que se sentiu ignorado no trabalho? Isso deve ter sido frustrante.” Reconhecimentos simples como esse podem fazer você se destacar em um mundo onde todos lutam para ser ouvidos.

5) Resiliência emocional

Todos nós passamos por momentos difíceis na vida, seja estresse no trabalho, drama nos relacionamentos, decepções pessoais.

Porém, as pessoas que lidam com esses momentos com elegância e compostura geralmente exalam um magnetismo que acabam se tornando pessoas atraentes aos olhos dos outros.

Essa resiliência consiste em manter o equilíbrio diante do caos, em vez de desmoronar sob pressão ou reagir agressivamente. A resiliência não significa nunca se sentir vulnerável, mas sim saber como se recuperar depois de reconhecer o que está doendo.

Esse equilíbrio entre honestidade e força é inegavelmente atraente. Ele tranquiliza os outros de que você pode enfrentar as tempestades da vida.

6) Curiosidade genuína sobre os outros

Pessoas curiosas fazem perguntas e convidam a diferentes perspectivas e fazem você sentir que suas experiências importam.

De acordo com a ciência, quando se mostra interesse genuíno por alguém, o cérebro dessa pessoa recompensa com neurotransmissores que nos fazem sentir bem, como a dopamina.

Pessoas curiosas não estão apenas esperando sua vez de falar, mas sim ansiosas em explorar o mundo da outra pessoa.

7) Autoconfiança gentil

Alguns podem chamar a autoconfiança gentil de compaixão e outras pessoas podem ver isso como autoestima saudável, que é onde uma pessoa se valoriza sem menosprezar ninguém.

As pessoas com autoconfiança gentil vão celebrar suas vitórias, vão sentir empatia por suas lutas e vão manter limites que honrem seu próprio valor.

8) Uma visão otimista (não positividade tóxica)

O otimismo pode aumentar a resiliência e até mesmo melhorar a saúde física. É crucial distinguir otimismo de positividade tóxica, onde você ignora todas as emoções negativas.

As pessoas atraentes sabem que o verdadeiro otimismo envolve reconhecer os desafios e, ao mesmo tempo, escolher focar nas soluções. Alguém que é esperançoso, dentro da realidade, não finge que os problemas não existem, ele acredita na possibilidade de superá-los.

Esse equilíbrio mantém com os pés no chão e eleva os espíritos ao mesmo tempo. É difícil não se tornar uma das pessoas atraentes quando essa pessoa consegue ver o lado bom sem ignorar as nuvens de tempestade.

Bookmark the permalink.