Jornalista e criadora de conteúdo: saiba quem era Vanessa Ricarte, morta pelo ex após pedir medida protetiva


Segundo a polícia, a jornalista precisou fugir do cárcere privado para pedir ajuda. Ela foi morta com três facadas ao retornar para buscar os pertences, em Campo Grande (MS). Jornalista e criadora de conteúdo, Vanessa Ricarte, de 42 anos, foi assassinada pelo ex-noivo na madrugada desta quinta-feira (13), em Campo Grande (MS). A vítima precisou fugir do cárcere privado para pedir ajuda e foi morta horas depois de solicitar medida protetiva.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
“Arquiteta das palavras e dos sentidos”, como se denominava nas redes sociais, a sul-mato-grossense era natural de Três Lagoas (MS) e morava na capital. Atualmente ela era servidora do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Com mais de 4 mil seguidores nas redes sociais, ela dividia com os seguidores a paixão pela literatura, músicas, a rotina do trabalho jornalístico e até mesmo algumas reflexões.
“Que este seja um espaço de inspiração, construção e troca. Decidi sair do casulo e vou dividir com vocês o conhecimento que adquiri através da teoria, observação, aplicação prática, erros e acertos”, falou em seu post fixado.
Despedida
Políticos, autoridades e entidades lamentaram a morte da jornalista. Nas redes sociais, os amigos também postaram diversas homenagens para escritora. “Sua alegria e sua força me renovava todos os dias. Você lutou pela sua vida, eu sei … Descanse em paz minha estrela”, dizia uma delas.
Vanessa Ricarte, de 42 anos, foi esfaqueada pelo ex-noivo na capital
Redes Sociais
Um dos amigos a mais de 20 anos da jornalista também se manifestou dizendo:
“Não há adeus, você sempre vive no meu coração, na minha memória e no mundo espiritual. Que Oyá te conduza uma boa passagem”.
O corpo da jornalista será velado na Câmara de Vereadores de Campo Grande e sepultado na cidade natal da vítima em Três Lagoas. O velório acontecerá no Plenário Oliva Enciso, na tarde desta quinta-feira (13).
Inspiração
Em 2013, Vanessa e o amigo Fabrício Bazé contaram ao g1 sobre a criação de um blog onde dividiam experiências na busca pela qualidade de vida.
Quatro meses após criação, página do blog tem 1,5 mil curtidas no Facebook.
Gabriela Pavão/ g1MS
Na época, Vanessa contou que a caminhada para a vida saudável começou em março de 2013. A página do blog no Facebook chegou a ter mais de 1,5 mil compartilhamentos. Na mesma rede social, os amigos também criaram um grupo de autoajuda chamado Reeducação Alimentar (R.A.), onde os internautas de diversos estados do Brasil postam comentários e principalmente fotos do antes e depois do emagrecimento.
Sempre muito focada, três anos depois, Vanessa voltou ao g1 para divulgar as peças de brecho, após ter perdido 57kg.
Jornalista vende roupas da época em que pesava 120 kg.
Vanessa Ricarte/ Arquivo Pessoal
O crime
A jornalista Vanessa Ricarte, que foi morta pelo ex-noivo Caio Nascimento.
Reprodução/Redes Sociais
O crime aconteceu no fim da tarde dessa quarta-feira (12), na casa onde a jornalista morava. Horas antes da agressão, Vanessa chegou a procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e registrou boletim de ocorrência contra Caio.
Conforme apurado pelo g1, a jornalista teve medida protetiva concedida. Ao retornar da delegacia para buscar seus pertences na casa onde morava, no bairro São Francisco, o homem a atacou com três golpes de faca no tórax. Ela foi socorrida em estado grave e encaminhada para o hospital.
Caio foi preso em flagrante pela Polícia Militar, encaminhado para a Deam e deve passar por audiência de custódia nesta quinta-feira.
Mulher é esfaqueada pelo ex-noivo, horas após conseguir medida protetiva
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Bookmark the permalink.