Ursa paulistana: Nasce no Aquário de SP a primeira ursa polar da América Latina


Animal nasceu em novembro de 2024, mas teve imagens divulgadas somente nesta quinta-feira (13). Nasce primeira ursa polar da América Latina no Aquário de SP.
O Aquário de São Paulo ganhou uma nova moradora, que geralmente é encontrada no Ártico, mas nasceu em terras tropicais: uma ursa polar.
No dia 17 de novembro de 2024, nasceu na Zona Sul da capital paulista, uma ursa polar, o único animal da espécie nascido na América Latina.
Ursa polar nascida no Aquário de SP.
Divulgação/ Aquário de SP.
Nur, ursa polar nascida em SP, com três meses.
Divulgação/ Aquário de SP
A bebê recebeu o nome de Nur, filha da ursa polar Aurora e Peregrino – dois ursos polares nascidos na Rússia que vivem em há 10 anos em São Paulo.
Nur dormindo no colo da mãe.
Divulgação/ Aquário de SP
Peregrino e Aurora, pais da Nur.
Divulgação/ Aquário de SP
O nascimento da bebê foi gravado por câmeras que ficam na área dos animais no aquário. Nas imagens divulgadas pela instituição é possível ver o animal nascendo sem pelos.
Após o parto, a mãe lambe e depois coloca a ursinha no seu corpo, provavelmente para aquecer o filhote. Segundo veterinários do Aquário, o primeiro ano de vida de um urso polar, especialmente as primeiras horas, representa um período crítico para a sobrevivência.
Por serem fragéis, os filhotes precisam de atenção 24 horas e também o monitoramento diário para intervir, caso exista algum problema.
Nur antes de completar um mês.
Divulgação/ Aquário de SP
Nur com a mãe, Aurora.
Divulgação/ Aquário de SP
A gestação
Peregrino e Aurora.
Divulgação/ Aquário de SP
Segundo o Aquário, a suspeita da gravidez de Aurora surgiu da observação atenta da equipe às mudanças no comportamento da ursa. Ela começou a passar mais tempo na toca, ficou mais cansada e reduziu a interação com Peregrino.
“A separação entre a fêmea e o macho, no contexto da reprodução de ursos polares, é um comportamento crucial e natural. Na natureza, os ursos polares são animais solitários, com exceção do período de acasalamento. Após a cópula, o macho não desempenha nenhum papel nos cuidados com a prole. A fêmea, por sua vez, afasta-se dos machos, buscando um local seguro para construir sua toca e dar à luz”, afirmou o Aquário.
O macho por perto seria um fator de estresse.
Bookmark the permalink.