‘Esperei muito para ter minha casinha’, diz moradora do conjunto Nelson dos Anjos, em Macapá


Residencial foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (13) no bairro dos Congós. Maria Brito, de 65 anos, foi uma das 282 famílias contempladas com apartamento.  Maria Brito, de 65 anos
Mariana Ferreira/g1
Esta quinta-feira (13) foi diferente para Maria Brito, de 65 anos, isso porque ela foi uma das 282 famílias contempladas com um apartamento no conjunto Nelson dos Anjos, inaugurado pelo Governo do Estado nesta tarde no bairro dos Congós, na Zona Sul de Macapá. (veja fotos do espaço no final desta matéria). 
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
A moradora, que é natural de Chaves, no Pará, mas mora em Macapá há dez anos, vê a entrega como um recomeço. 
“Valeu a pena esperar. No meio desta caminhada, tive problemas de câncer e tive que vir de Chaves para Macapá e já moro aqui há dez anos. Eu pensei que esse momento nunca ia chegar, esperei muito para ter a minha casinha. Porque queríamos uma casa boa, porque às vezes a casa de madeira chove, tem cupim, formiga […]” relembrou Maria. 
Maria Brito, de 65 anos,
Mariana Ferreira/g1
A obra foi retomada em 2023 com a ideia de melhorar a qualidade de vida dos já moradores da área, isso porque eles moravam nas áreas de ressaca Violeta Mont’Alverne, Raimundo Antônio Machado e Saúde Pimentel Canto. 
Para quem viveu a vida toda na região, as lembranças retornam e dão lugar à esperança de dias melhores. Maria Leia dos Santos, de 65 anos, disse que o novo apartamento vem acompanhado de mobilidade urbana, segurança e mais acesso à rede pública de saúde. 
“Eu, por exemplo, tenho diabetes, então estar mais próximo do posto de saúde é ótimo […] Muitas vezes meus netos não iam para a escola por conta do ônibus, agora o ônibus passa na rua em frente ao nosso apartamento”, disse a moradora.
Maria Leia dos Santos, de 65 anos
Mariana Ferreira/g1
Habitacional Nelson dos Anjos
Conjunto Nelson dos Anjos
Mariana Ferreira/g1
O Residencial Nelson dos Anjos conta com 282 unidades habitacionais, sendo 10 casas adaptadas para Pessoas com Deficiência (PCD). O conjunto é fruto da primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O local também oferece dois centros de convivência, quadra poliesportiva e academia ao ar livre.
Os novos moradores do habitacional foram selecionados pelo governo do estado com base em critérios nacionais, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem numa área de preservação ambiental (APA) no próprio bairro Congós.
Quem foi Nelson dos Anjos? 
Conjunto Nelson dos Anjos
Mariana Ferreira/g1
Natural de Belém, Nelson Silva dos Anjos é um nome bastante conhecido no cenário esportivo amapaense e considerado um dos maiores boxeadores da Região Norte. Campeão amador em várias competições nacionais, ele pendurou as luvas no início dos anos 90 e faleceu em 2024.
Como legado, o residencial terá uma academia de boxe, destinada ao projeto “Formando Campeões”, idealizado pelo boxeador. Para o governador Clécio Luís, além da conquista de novas moradias, o conjunto é um legado de Nelson. 
“A homenagem ao seu Nelson não é só no nome, a gente vai continuar apoiando o projeto. Aqui tem tudo que se precisa para morar bem, e mudar todo o entorno desta região. Estamos muito felizes, apesar de ele [Nelson] ter morrido antes da realização deste sonho, hoje ele está sendo realizado”, frisou o governador. 
A obra contou com recurso do Governo Federal e do Tesouro Estadual. A inauguração fez parte da série de compromissos cumpridos pelo presidente Lula no Amapá nesta quinta-feira. 
No AP, Lula participa da entrega de habitacional e transferência de terras da União para o estado
O senador Davi Alcolumbre (União–AP), presidente do Senado, destacou que essa entrega é uma parte das ações que estão previstas junto ao Governo do Amapá. 
“Estamos envolvidos em Brasília em várias agendas importantes para o Amapá e essa é mais uma delas. É uma satisfação entregar essas casas para quem mais necessita, por isso vamos seguir em uma integração positiva do Governo Federal e estadual”, afirmou Alcolumbre. 
Veja fotos do Conjunto Nelson dos Anjos:
Conjunto Nelson dos Anjos
Mariana Ferreira/g1
Conjunto Nelson dos Anjos
Mariana Ferreira/g1
Conjunto Nelson dos Anjos
Mariana Ferreira/g1
Conjunto Nelson dos Anjos
Mariana Ferreira/g1
Conjunto Nelson dos Anjos
Mariana Ferreira/g1
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Bookmark the permalink.