Editora alemã muda livro após preconceito com crianças do Brasil

Livro ‘ABC der Tiere’Reprodução/redes sociais

A editora alemã Mildenberger alterou o conteúdo de um livro didático após uma polêmica envolvendo a representação de uma criança brasileira na obra. O material, utilizado no ensino fundamental da Alemanha, retratava um menino fictício do Rio de Janeiro como alguém que não estudava, se alimentava de restos de comida e sonhava em ser jogador de futebol. A descrição gerou críticas e levou a Embaixada do Brasil em Berlim a publicar uma nota de repúdio.

O trecho controverso fazia parte do livro “ABC der Tiere” (ABC dos Animais, em tradução livre). Na história original, o personagem Marco dizia: “Olá, meu nome é Marco. Eu moro no Rio de Janeiro/Brasil. Eu não vou à escola. Pela manhã, procuro restos de comida em latas de lixo. Eu quero ser um jogador de futebol”.

O texto contrastava com descrições de crianças de outros países, como uma menina alemã interessada em música e educação ou uma garota japonesa que sonhava em ser advogada. Brasileiros que residem na Alemanha denunciaram o conteúdo e apontaram o reforço de estereótipos negativos sobre o Brasil.

Em resposta, a Embaixada do Brasil em Berlim repudiou a representação e destacou que a taxa de escolarização de crianças no país é de 99,4%, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023. O comunicado também ressaltou os esforços do governo brasileiro para ampliar o acesso à educação e combater a desigualdade social.

Diante da repercussão, a editora Mildenberger se comprometeu a revisar o material e modificou o conteúdo na versão digital do livro. No novo texto, Marco agora afirma: “Minha disciplina favorita é esportes. Eu gosto de jogar futebol com outras crianças. Meu sonho é me tornar um jogador de futebol”. Em nota, a editora pediu desculpas à comunidade brasileira e informou que fará uma revisão completa do livro para evitar novas representações equivocadas no futuro.

Bookmark the permalink.