Vacina contra a dengue: quase 2 mil crianças e adolescentes estão com a 2ª dose atrasada em Divinópolis


Público alvo são crianças de 6 anos a adolescentes de 16 anos. Imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde do município. Imunizante Qdenga
Reprodução EPTV
Em Divinópolis 1.733 crianças e adolescentes estão com a 2ª dose da vacina contra a dengue atrasada. O levantamento feito pelo g1 considera os registros inseridos até essa quarta-feira (12), no sistema de prontuário eletrônico da Prefeitura.
Segundo o Executivo, quem tomou a 1ª dose da vacina até o dia 12 de novembro de 2024, já deveria ter voltado nas unidades de saúde para receber a segunda dose do imunizante. O público alvo da vacinação neste momento, são apenas crianças de 6 anos a adolescentes de 16 anos.
Ainda de acordo com a Prefeitura, até o momento, já foram imunizados na cidade 5.518 crianças e adolescentes com a 1º dose e 2.803 com a 2º dose. No total, 8.321 doses do imunizante contra a dengue foram aplicadas.
O coordenador Municipal da Central de Vacinas, Tércio Faria Leão, explicou ao g1 que está tendo pouca adesão do grupo prioritário nesta campanha. Apesar disso, o município não se considera abaixo da meta, porque diferente de outras campanhas tradicionais, nesta, não há uma meta definida.
“Não podemos dizer que Divinópolis está abaixo da meta de vacinação, porque nesta campanha o Ministério da Saúde não estipulou uma meta, como faz nas campanhas de rotina, onde tem que atingir 95%. Até porque o Ministério não conseguiu ofertar um número de doses suficientes para a população toda”, destacou
Ainda segundo Tércio, o município tem um público de mais de 31 mil crianças e adolescentes, entre 6 a 16 anos. Mas, até o momento, a cidade não recebeu doses suficientes pra imunizar todo este público.
Adolescente morre com suspeita de dengue grave em Divinópolis
Vacina contra a dengue: Divinópolis recebe mais doses para imunizar crianças e adolescentes de 6 a 16 anos
Onde se vacinar ?
A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde do município. Além disso, as unidades do programa Saúde na Hora oferecerão o imunizante no período noturno, das 18h às 21h.
Com relação ao público alvo, o coordenador da Central de Vacinas também destaca que cada município pode adotar uma estratégia de vacinação, de acordo com a necessidade. No início da campanha, a vacina era apenas para crianças de 10 anos a adolescentes de 14 anos.
Mas como a procura deste público estava baixa, o município decidiu mudar a estratégia e ampliar a faixa de idade para a imunização.
“A adesão do primeiro público foi muito baixa e as vacinas tinham uma data de expirar muito próxima. Se não ampliássemos, iríamos perder essas doses e ter que jogar no lixo. Então informamos para a Regional de Saúde que iríamos ampliar nosso público, porque as doses estavam próximas de vencer e a adesão estava abaixa”, explica Tércio.
Critérios de imunização
💉Para receber a vacina, os menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais e apresentar a caderneta de vacinação. Já as crianças não cadastradas nas unidades de saúde precisam levar um documento de identidade com CPF ou cartão do SUS e um comprovante de residência.
Para aqueles que tiveram diagnóstico recente de dengue, a recomendação é aguardar seis meses após o início dos sintomas antes de iniciar a vacinação. No caso de infecção após a primeira dose, a segunda dose pode ser aplicada normalmente, desde que respeite o intervalo mínimo de 30 dias do início da doença.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Bookmark the permalink.