Ex-prefeitos e ex-deputados assumem cargos na Alesc

Com a volta do deputado estadual Júlio Garcia (PSD) à presidência da Assembleia Legislativa, no início de fevereiro, o PSD emplacou diversos políticos sem mandato em cargos comissionados do parlamento estadual. Com ex-prefeitos e ex-deputados, a legenda aponta nomes que deverão fazer parte das chapas de deputado estaduais e federal em 2026.

Ex-prefeitos de Rio do Sul e Concórdia nomeados na Alesc

Ex-prefeitos de Rio do Sul e de Concórdia, José Thomé e Rogério Pacheco foram nomeados para cargos na Alesc e devem concorrer a deputado estadual pelo PSD em 2026 – Foto: Agência AL/Divulgação/ND

Na lista do PSD, estão três ex-prefeitos que deixaram os cargos no final de 2024. A nomeação mais recente foi na última quarta-feira, dia 12, quando o Diário da Assembleia trouxe o nome de José Thomé (PSD), ex-prefeito de Rio do Sul, como novo diretor de tecnologia e inovações.

Ele se juntou aos já nomeados Beto Kuerten Marcelino, ex-prefeito de Braço do Norte, e Rogério Pacheco, ex-prefeito de Concórdia – ambos também concluíram o segundo mandato em 2024. O primeiro foi escolhido para ser o chefe de gabinete de Júlio Garcia, enquanto o segundo foi nomeado secretário parlamentar da presidência, com atuação em Concórdia.

Um quarto ex-prefeito do PSD nomeado na Alesc é Sílvio Zancanaro, eleito em 2016 e reeleito em 2020 para comandar Campos Novos. Ele renunciou em 2022 para concorrer a deputado estadual, ficando com a terceira suplência do PSD. Ele foi nomeado secretário do colegiado de bancadas, com atuação em Campos Novos.

Além de ex-prefeitos, outros nomes do PSD entram na lista

Além dos ex-prefeitos, o PSD também recrutou outros políticos sem mandato para vagas na Alesc de olho em 2026. Entre eles, dois ex-deputados estaduais: Reno Caramori e Marlene Fengler.

Ex-PP, Reno Caramori foi prefeito de Caçador no final dos anos 1970 e deputado estadual por seis legislaturas entre 1991 e 2015 – ele não disputou a reeleição em 2014. Marlene Fengler foi deputada estadual entre 2019 e 2023. Em 2022 disputou uma vaga na Câmara dos Deputados e ficou com a segunda suplência do PSD.

Além dos ex-deputados e ex-prefeitos, o PSD também emplacou na Alesc o ex-vereador Arleu da Silveira. Ele era o nome do partido para disputar a prefeitura de Criciúma em 2024, mas acabou substituído ainda na pré-campanha por Vaguinho Espíndola, que acabou eleito. Está mapeado para concorrer a deputado estadual em 2026.

Bookmark the permalink.