Moradores do Sul de Minas recebem alerta do Google de terremoto em Ubatuba


Sistema do Google emitiu um alerta de suposto terremoto no mar, em Ubatuba (SP), nesta sexta-feira (14). Apenas celulares Android de moradores de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro receberam o aviso. Celulares de SP, RJ e MG recebem alerta de terremoto na madrugada
Moradores do Sul de Minas Gerais receberam um alerta do Google para um suposto terremoto no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral de São Paulo. O alerta foi enviado para celulares com sistema operacional Android na madrugada desta sexta-feira (14).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A magnitude do terremoto informado no alerta varia de 4,2 a 5,5. No Sul de Minas, moradores de São Lourenço, Passa Quatro e Itajubá disseram ter recebido a notificação, enviada por volta de 2h20.
O auxiliar de topografia Jhonatas de Souza Maciel, de São Lourenço, contou ao g1 que só percebeu o alerta ao acordar e que a mãe dele chegou a pensar na possibilidade de um maremoto, mas logo se tranquilizou ao lembrar que a cidade está cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira.
“O meu celular não apitou, só chegou a notificação. Quando acordei, vi um símbolo de notificação diferente. Aí depois fui ver e apareceu o alerta de terremoto e a distância do epicentro. Como já tinha visto a notícia, não fiquei assustado, mas todo mundo fica preocupado, pensando: será se é só um erro mesmo?”, questionou.
Sistema de alerta de terremotos do Google utiliza celulares como sensores
Reprodução
Já Cristiani Darling de Souza Spinola, supervisora de Coleta e Qualidade, também de São Lourenço, afirmou que o alerta lhe passou credibilidade, mesmo se tratando de um erro.
“Como já havia passado o evento quando li o alerta, achei que poderia ter sido um abalo sem maiores consequências, talvez em profundidades maiores. Acreditei que o alerta foi ótimo como uma prevenção. […] Erros acontecem, e é melhor ser alertado por um erro do que não haver um alerta em uma situação grave”, avaliou.
Apesar do epicentro estar indicado no litoral de São Paulo, o aviso também chegou para moradores da capital paulista e do Rio de Janeiro.
O g1 procurou o Google, que disse que está apurando o que aconteceu.
Moradores de SP, RJ e MG recebem alerta do Google de terremoto em Ubatuba; Defesa Civil diz que não houve tremor
Entenda como funciona o sistema do Google que emitiu alerta falso de terremoto em Ubatuba
Alerta veio de sistema do Google
O alerta do suposto terremoto no litoral de São Paulo foi emitido pelo Sistema de Alertas de Terremoto do Android.
Esse sistema usa celulares Android como sensores que detectam vibrações para detectar terremotos. Quando os celulares “acham que pode ser um terremoto”, segundo a empresa, emitem o alerta na região afetada.
Ainda de acordo com o Google, o sistema de alertas de terremoto utiliza os acelerômetros dos celulares Android para detectar velocidade e vibrações. Eles detectam, por exemplo, a inclinação de um celular.
Segundo o Centro de Sismologia da USP, nem ele nem qualquer outra instituição no Brasil ou no exterior registraram qualquer sismo na região nesta madrugada. Ainda de acordo com o órgão, “um evento dessa magnitude seria detectado não apenas pelas estações sismográficas instaladas no país, mas também por redes internacionais de monitoramento sísmico”.
O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB) disse que não captou nenhum tremor nem no litoral nem na capital paulista.
A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta sexta. Também disse não ter havido registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais.
A Defesa Civil do Rio de Janeiro também informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto para o território do estado, e afirmou que, segundo o centro estadual de monitoramento e alerta de desastres naturais, não há registros de abalo sísmico no estado.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) emitiu nota em que diz que os alertas “não foram gerados pelo Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP)”.
Alerta de suposto terremoto em Ubatuba
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Bookmark the permalink.