Mais da metade dos ônibus circula sem ar-condicionado no calorão de Joinville

Em dias que a sensação de calor bate os 52º C, quem precisa utilizar os ônibus do transporte coletivo de Joinville, no Norte catarinense, fica preocupado. Dos 286 “zarcos” em operação, apenas 45% conta com ar-condicionado.

Ônibus em Joinville (SC)

Quase metade dos ônibus circula sem ar-condicionado no calorão de Joinville – Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

Ônibus com ar-condicionado em Joinville

Desde 2017, o município conta com veículos preparados para o calor. Na época, 16 ônibus entraram em circulação com refrigeração. A frota foi aumentando, gradativamente, ao longo dos anos.

Entretanto, o número ainda não é o suficiente para atender todos os usuários do transporte público da maior cidade de Santa Catarina. Atualmente, o valor da passagem antecipada custa R$ 6,25 e a embarcada R$ 6,50.

Edital do transporte coletivo

Há mais de 50 anos, o transporte coletivo funciona em Joinville. Porém, nunca foi realizada uma licitação para conceder o serviço. Nos últimos anos, no entanto, a pauta voltou a ser discutida pelo atual governo municipal.

Em 2023, foram realizados estudos e audiências públicas sobre o assunto. A comunidade pôde opinar e sugerir mudanças importantes que deverão ser consideradas pela prefeitura.

Em janeiro de 2024, também foi aberta uma enquete para a população escolher o novo layout do transporte coletivo. Essa pesquisa seria um dos últimos passos para a publicação do edital de concessão em fevereiro de 2024. O atraso, contudo, já dura um ano inteiro.

Em resposta à reportagem do portal ND Mais, a Prefeitura de Joinville afirma que o edital está em fase final de revisão e ajustes para que seja enviado ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) para análise antes de ser publicado.

Ônibus do Mirante em Joinville (SC)

Apenas 45% dos ônibus de Joinville têm ar-condicionado – Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

Já as empresas responsáveis pelo transporte público na cidade, Gidion e Transtusa, afirmam que não irão se manifestar sobre um possível aumento da frota (com ônibus refrigerados) devido ao processo de licitação em discussão.

Nova frota prevista na licitação

De acordo com um estudo divulgado pela prefeitura, em agosto de 2023, todos os ônibus do novo serviço terão ar-condicionado e wi-fi. “Os veículos terão vida útil máxima de 10 anos, câmera nas portas, layout padronizado, sinalização de segurança, câmera de ré e sistema de comunicação para o motorista”, garantia a  apresentação do Simob (Sistema de Mobilidade de Joinville).

A Prefeitura de Joinville ainda afirma que o projeto de licitação trará ao município mais transparência e qualidade, pois prevê período específico para concessão do serviço, além de indicadores claros de qualidade.

Bookmark the permalink.