Sudema e Ibama realizam fiscalização em condomínio residencial suspeito de lançar esgoto no Rio Timbó


Mau cheiro incomoda moradores de prédios vizinhos, que convivem com o problema há cerca de cinco anos. Sudema e Ibama verificam lançamento de esgoto irregular no Portal do Sol
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e o Ibama realizaram, na manhã desta sexta-feira (14), uma fiscalização em um condomínio residencial, no bairro Portal do Sol, que é suspeito de lançar esgoto em uma área de mata que deságua diretamente no Rio Timbó, em João Pessoa.
A denúncia contra o Residencial Jardim do Mar aponta, além do lançamento irregular de esgoto, que o problema também deu início a um processo de erosão que abriu uma cratera em uma região de mata, o que começou a derrubar até árvores de grande porte.
A TV Cabo Branco foi até o residencial suspeito e tentou conversar com o síndico, mas ele não quis gravar entrevista. Ele mandou avisar à equipe de reportagem que a documentação ambiental do condomínio está em dia.
Sudema e Ibama realizam fiscalização em condomínio suspeito de lançamento irregular de esgoto
Reprodução/TV Cabo Branco
A cor da água e, principalmente, o mau cheiro, incomodam condomínios vizinhos. Os moradores do prédio que fica próximo à região do lançamento de esgoto afirmam que a administração do residencial tem conhecimento do problema, mas não tomou nenhuma providência.
“Eu mesmo já fui falar com o síndico e ele falou que está tudo legalizado, que eu procurasse tomar providência. Agora tem cinco a seis anos que tem esse problema aqui, a gente fala com eles e não tão nem aí”, afirma Cleidenaldo Vieira, que é subsíndico de um prédio vizinho.
Outro morador, o advogado Djair Alexandre, também afirma que o mau cheiro chega ao apartamento dele, que fica vizinho ao local.
“Eu moro no 4º andar e, assim, o mau cheiro, por causa desse problema que vem acontecendo, é um mau cheiro que, na parte da tarde, por conta do calor, chega aos nossos apartamentos”, afirmou Djair Alexandre.
Nesta sexta-feira, técnicos da Sudema foram até o condomínio e verificaram o sistema de tratamento e emissão de esgoto, coletaram amostras para análise e afirmaram que o resultado deve sair em oito dias. O Ibama também foi até o residencial e analisou a área de descarte de dejetos e a área de mata.
“Em relação ao processo erosivo, nós vamos fazer uma análise mais aprofundada porque tem essa questão viária. Talvez precisemos conversar com a prefeitura para discutir um projeto para resolver o problema e mitigar os danos ambientais”, afirmou Geandro Guerreiro, o superintendente do Ibama.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Bookmark the permalink.