Lula volta a pressionar por exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas; Marina Silva defende priorizar energia limpa


É o terceiro dia seguido que o presidente fala sobre o assunto. Nesta sexta-feira (14), Lula envolveu o nome da ministra do Meio Ambiente. Lula afirma que Marina Silva não vai se opor à exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas
Nesta sexta-feira (14), pelo terceiro dia seguido, o presidente Lula defendeu a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas, na Região Norte. E, desta vez, envolveu o nome da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Em uma entrevista para a Rádio Clube do Pará, o presidente Lula disse que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, não vai se opor ao projeto.
“Eu tenho certeza, eu tenho certeza que a Marina jamais será contra, porque a Marina é uma pessoa muito inteligente e o que a Marina quer é o seguinte… Não é que eu não quero fazer, é como fazer. Esse como fazer, é uma coisa que eu quero, que ela quer e que você quer. Como fazer para a gente não ser predatório com nossa querida Amazônia”, afirmou Lula.
Nos últimos dias, o presidente tem dito que quer explorar novos poços de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas. Ele chegou a chamar de “lenga-lenga” a demora do Ibama em conceder a licença.
O tema coloca em lados opostos os órgãos ambientais, como o próprio Ibama e o Ministério do Meio Ambiente, de Marina Silva, e as instâncias ligadas à extração do óleo, como Petrobras e Ministério de Minas e Energia.
Lula volta a pressionar por exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas; Marina Silva defende priorizar energia limpa
Jornal Nacional/ Reprodução
Em 2023, o Ibama negou o pedido de licença para a Petrobras perfurar o poço – que fica a 175 km da costa do Amapá. A Petrobras recorreu. Em outubro de 2024, o Ibama pediu mais informações e uma avaliação do impacto ambiental, e ainda não respondeu.
Um dos aspectos que o Ibama analisa é o risco de um eventual acidente e a capacidade de reação da Petrobras. O poço está a quase 1 mil km da base mais próxima da empresa. Por causa disso, em dezembro de 2024, a Petrobras decidiu construir uma nova base no Oiapoque, a cerca de 170 km do poço. A inauguração está prevista para março de 2025.
ANP marca leilão de áreas de petróleo na Foz do Amazonas para véspera do vencimento de avaliação ambiental
No começo de fevereiro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá, recebeu de Lula uma sinalização positiva sobre a exploração. O tema é defendido por Alcolumbre e por outros representantes do Amapá e do Pará no Congresso, que acreditam que a extração trará benefícios à região com o pagamento de royalties.
Suely Araújo, do Observatório do Clima, e ex-presidente do Ibama, disse que a análise dos técnicos tem de ser rigorosa e chamou a pressão política sobre o órgão de inaceitável.
“A pressão do presidente da República ou de qualquer outra autoridade, na verdade, é inaceitável. O licenciamento tem que ter autonomia para fazer as análises técnicas necessárias. As equipes responsáveis pela emissão das licenças ambientais têm que ter garantida uma segurança no sentido de que a avaliação de impactos ambientais seja a mais rigorosa possível”, afirma Suely, coordenadora de políticas públicas Observatório do Clima.
Lula volta a pressionar por exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas; Marina Silva defende priorizar energia limpa
Jornal Nacional/ Reprodução
Horas depois, Marina Silva esteve ao lado do presidente Lula em um evento sobre a realização da COP 30, em Belém, mas não falou sobre a exploração de petróleo na Foz da Bacia do Rio Amazonas. A ministra defendeu a importância de o Brasil priorizar o uso da energia limpa:
“O Brasil pode ser o endereço dos melhores investimentos porque tem energia limpa e tem que continuar investindo na descarbonização da sua matriz energética. Triplicar a energia renovável, duplicar a eficiência energética, fazer a transição para o fim do uso de combustível fóssil e, ao mesmo tempo, sermos capazes de fazer uma transição justa”.
LEIA TAMBÉM
Lula volta a falar sobre exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas: ‘A gente vai ser muito responsável’
‘Tenho certeza de que a Marina jamais será contra’, diz Lula sobre explorar petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas
Bookmark the permalink.