Marcelo Aro assume secretaria responsável por articulação com Assembleia de MG


Nomeação do novo secretário, que acumula o cargo com a pasta da Casa Civil, foi publicada no Diário Oficial deste sábado (15). Gustavo Valadares retorna ao mandato de deputado estadual. À esquerda, o ex-secretário Gustavo Valadares (PMN); à direita, o novo chefe da pasta, Marcelo Aro (PP).
Alexandre Netto/ALMG + Guilherme Bergamini/ALMG
O Governo de Minas Gerais nomeou, em publicação no Diário Oficial deste sábado (15), Marcelo Aro (PP) como Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais. Com isso, ele passa a acumular o novo cargo com a chefia da Secretaria de Estado da Casa Civil.
Aro ocupará o lugar que era de Gustavo Valadares (PMN) na secretaria. A troca já vinha sendo ventilada ao longo da semana e foi dada como certa por integrantes do governo desde quarta-feira (12).
A saída de Gustavo Valadares acontece em um momento delicado para a base aliada de Zema na Assembleia.
No retorno do recesso parlamentar, no início deste mês, os 11 parlamentares do Partido Liberal (PL) deixaram o bloco Avança Minas, de apoio ao governo, para passar a votar de forma independente — mas afirmaram que continuam ao lado da atual gestão.
O ex-secretário se licenciou do mandato de deputado estadual para assumir a secretaria e deve retornar nos próximos dias. Com o retorno, o suplente em exercício Grego da Fundação (PMN) deve deixar a Assembleia.
Com isso, a gestão de Romeu Zema (Novo) chega ao quinto secretário de governo em seis anos de mandato. Passaram pela pasta o ex-prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, o então deputado federal Bilac Pinto, o empresário Igor Eto e, por fim, o deputado estadual Gustavo Valadares, que foi substituído por Aro.
‘Supersecretário’
Marcelo Aro passará a acumular o novo cargo com a chefia da Secretaria de Estado da Casa Civil. Ex-deputado federal e possível candidato da chapa de Zema ao Senado em 2026, o novo ‘supersecretário’ possui forte influência política em Minas Gerais, liderando um bloco de vereadores na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Em nota divulgada na manhã deste sábado, o Governo de Minas Gerais “agradeceu a dedicação e o eficiente trabalho” realizado por Gustavo Valadares e enalteceu a habilidade política de Aro.
“Gustavo Valadares cumpriu sua missão com êxito no Governo de Minas, alinhando as ações das várias áreas de Governo e estreitando as relações com outras instituições. Temos certeza que vamos continuar contando com o apoio dele na ALMG. Nós vamos contar com o apoio de alguém extremamente habilidoso e sensível às demandas dos mineiros. O perfil do Aro é de alguém que, acima de tudo, quer encontrar a melhor solução para os problemas. E isso é essencial na nossa gestão”, disse o governador Romeu Zema, na nota divulgada neste sábado.
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Bookmark the permalink.