Autoridades lançam, em BH, campanha nacional de proteção a crianças e adolescentes


A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo (PT), estava no lançamento da campanha no Bairro Santa Tereza, em BH. O idealizador do bloco “Todo mundo cabe no mundo”, o escritor e artista plástico mineiro Marcelo Xavier, e a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo (PT)
TV Globo
Belo Horizonte foi escolhida para sediar o lançamento da campanha nacional de proteção a crianças e adolescentes do Carnaval de 2025.
O evento aconteceu neste sábado (15) no Bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital, durante o ensaio do bloco “Todo Mundo Cabe no Mundo”, que reúne pessoas com deficiência para celebrar o carnaval.
Em meio aos foliões, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo (PT), falou sobre a importância de mobilizar toda a sociedade para permitir que as crianças e adolescentes também participem da festa, sempre com segurança.
“Esta campanha é uma articulação de vários movimentos que lutam pela causa do direito das crianças e dos adolescentes com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania para que a gente leve este alerta para as famílias, mas também é um convite para todos os governos construírem espaços protegidos para as crianças”, disse ela.
Entre as ações da campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, estão o reforço de canais de denúncia, como do Disque 100, e a prevenção e fiscalização do uso de álcool, tabaco e entorpecentes por menores de idade.
Embora o foco inicialmente seja o Carnaval, a campanha será pemanente.
Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo
O bloco “Todo Mundo Cabe no Mundo” é uma idealização do escritor e artista plástico mineiro Marcelo Xavier. A iniciativa busca dar espaço para que todos possam pular livremente o carnaval, sem qualquer restrição.
Cadeirantes, portadores de deficiência física ou de qualquer limitação são participantes ativos do movimento. A bateria, inclusive, é aberta dos ensaios até o desfile, mesmo para quem chega em cima da hora. A criação do grupo aconteceu me 2015, e o primeiro desfile foi no ano seguinte.
Pré-Carnaval, Ludmilla, Seu Jorge e Mart’nália: confira a agenda deste fim de semana em BH
Começou o Carnaval em BH
O Carnaval de Belo Horizonte começa oficialmente neste sábado (15). A expectativa é que 6 milhões de pessoas curtam a folia na cidade até 9 de março e que a festa gere impacto de aproximadamente R$ 1 bilhão na economia local.
Saiba tudo sobre o Carnaval em Minas
Segundo a prefeitura, dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MG) indicam taxa de ocupação de aproximadamente 95% nos hotéis da Região Centro-Sul.
A programação completa e oficial do Carnaval de BH já está disponível aqui.
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Bookmark the permalink.