Cenipa se pronuncia sobre avião que caiu interior de São Paulo

Queda aconteceu no interior de São PauloReprodução: Correio do Interior

O avião que caiu em Quadra, no interior de São Paulo, neste sábado (15), é uma aeronave particular que decolou do Clube de Voo Aeroquadra.

Segundo informações da Defesa Civil, o avião iria fazer um voo pela região e pousar no mesmo local de partida.

Em nota ao portal iG, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que enviou equipes para para a coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e pelo levantamento de outras informações necessárias à investigação. (veja a nota abaixo).

O Cenipa também informou que o prazo para conclusão das investigações “ocorrerá no menor prazo possível”. Segundo o órgão, o parecer sobre o acidente dependerá da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

Leia a nota completa do Cenipa

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informa que, neste sábado (15/02), investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do CENIPA com sede em São Paulo (SP), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-MSM, no município de Quadra (SP). Durante a Ação Inicial, são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e pelo levantamento de outras informações necessárias à investigação. Acompanhe a Investigação Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER do CENIPA, acessível pelo site do Centro. No Painel SIPAER, clique no menu “Ocorrências” e, em “Filtros de Pesquisa”, informe a matrícula da aeronave no campo “Matrícula”. Prazo para Conclusão A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Quando concluído, o Relatório Final será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade. O Centro destaca também que é por meio da publicação do Relatório Final que se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme previsto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA). Objetivo das Investigações Os trabalhos realizados pelo CENIPA têm como objetivo principal contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos, disseminando as lições aprendidas por meio dos Relatórios Finais de investigação e, quando aplicável, por meio das Recomendações de Segurança. Todas as investigações são conduzidas em conformidade com o art. 86-A da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), bem como o §6º, art. 1º, do Decreto nº 9.540/2018 e o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944, da qual o Brasil é signatário. As atividades do CENIPA não têm o propósito de atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal em um acidente aeronáutico, mas, sim, identificar possíveis fatores contribuintes que possibilitem elucidar eventuais aspectos técnicos relacionados à ocorrência aeronáutica, com o objetivo de preservar vidas por meio do fortalecimento da segurança do transporte aéreo.

Sobre o Painel SIPAER: Desenvolvido pelo CENIPA, o Painel SIPAER é uma plataforma online, atualizada diariamente, que oferece acesso a dados sobre as ocorrências na aviação civil brasileira. Apresenta, ainda, informações em gráficos e tabelas que podem ser modificadas pelos usuários conforme os filtros de pesquisa aplicados. Além disso, possibilita a visualização dos históricos das ocorrências aeronáuticas dos últimos dez anos por meio do menu “Panorama” e consultas às Recomendações de Segurança já emitidas pelo Centro. Os usuários também podem acompanhar o andamento de uma investigação ao digitar a matrícula da aeronave, a data ou o Estado em “Ocorrências”. Para essas e outras informações, visite o Painel SIPAER por meio do site do CENIPA ou clique no link: https://painelsipaer.cenipa.fab.mil.br.

Bookmark the permalink.