Número de agentes de trânsito em Ribeirão Preto é sete vezes menor do que recomendação do Senatran


Órgão do Ministério dos Transportes sugere um profissional a cada mil veículos, e a RP Mobi conta com 65 agentes nas ruas para frota de cerca de 590 mil veículos. Avenida Independência tem dois acidentes com mortes em três meses
O número de agentes de trânsito em Ribeirão Preto (SP) é sete vezes menor do que recomenda a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes. Segundo Carlos Eduardo Hashisaka, gerente de Fiscalização de Trânsito da RP Mobi, atualmente, a empresa conta com 82 agentes, sendo que 65 atuam nas ruas.
De acordo com Hashisaka, seriam necessários cerca de 500 agentes a mais para fiscalizar toda a operação de tráfego.
“O Senatran faz a indicação de um agente de trânsito para cada mil veículos. Considerando que Ribeirão Preto tem uma frota aproximada de 590 mil veículos, a gente necessitaria em torno de 500 agentes.”
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Hashisaka diz que a RP Mobi atua em conjunto com a Polícia Militar por meio de um convênio, mas a segurança no trânsito da cidade demanda aumento de efetivo e outras ações combinadas.
“A gente depende do efetivo, trabalhamos hoje com um convênio com a Polícia Militar, ela nos apoia no policiamento ostensivo do trânsito, mas precisamos da contratação de mais agentes de trânsito, da implantação da fiscalização eletrônica, velocidade, avanço de sinal vermelho, parada obrigatória, parada na faixa de pedestres”, afirma.
Agente da RP Mobi durante o trabalho na Avenida Independência em Ribeirão Preto, SP
Aurélio Sal/EPTV
Desde janeiro de 2025, nove pessoas morreram em acidentes nas ruas de Ribeirão Preto. As vítimas mais recentes são um homem e uma mulher, atropelados por ônibus nesta segunda-feira (17) em regiões distintas da cidade.
Antônia de Falco, de 84 anos, foi atingida no cruzamento da Rua Florêncio de Abreu com a Avenida Jerônimo Gonçalves. O vídeo de uma câmera de segurança mostra quando a idosa, com auxílio de uma bengala, começou a atravessar. Ela chegou a parar no meio da via ao perceber a aproximação do ônibus.
Segundo a tenente da Polícia Militar Alissa Bovo, o motorista negou ter visto a mulher antes de atingi-la. Ela morreu no local.
Já na Avenida Independência, um homem de 53 anos seguia de bicicleta e foi atingido por um ônibus intermunicipal. Em nota, o Consórcio PróUrbano disse que, de acordo com testemunhas, o ciclista não respeitou a sinalização durante a conversão.
Especialista em trânsito, Rogério Castro avalia que as regras para a direção segura devem ser respeitadas por todos e que o descumprimento delas é o principal fator para as ocorrências.
“A educação no trânsito está sendo deixada de lado, então as pessoas estão mais individualistas no trânsito, a sua pressa é mais importante do que a vida dos outros. As pessoas deixam de dar seta, param em faixa de pedestre, passam em sinal vermelho e utilizam o celular enquanto estão dirigindo.”
Ciclista morreu ao ser atingido por ônibus na Avenida Independência em Ribeirão Preto, SP
Aurélio Sal/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Bookmark the permalink.