Eleições 2024: veja lista de cidades de MT com candidaturas únicas a prefeito

Levantamento feito pelo g1 é baseado no repositório de dados da Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 12 dos 142 municípios de Mato Grosso haverá eleição municipal neste ano com apenas uma pessoa concorrendo ao cargo na prefeitura. Entre elas está Chapada dos Guimarães, cidade que atrai milhares de turistas todos os anos e fica a cerca de 65 km da capital Cuiabá.
O levantamento feito pelo g1 é baseado no repositório de dados da Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A maior parte da concorrência única desses municípios foi lançada pelo partido União Brasil, com oito dos 12 candidatos. Em seguida, aparecem concorrentes representando o Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido Socialista Brasileiro (PSB), que lançaram dois candidatos cada.
Confira abaixo a lista com nomes das cidades que possuem apenas um candidato a prefeito concorrendo nas eleições de 2024:
Apiacás: Júlio Cesar dos Santos (Movimento Democrático Brasileiro – MDB) +
Castanheira: Jakson de Oliveira Rios Junior (União Brasil) +
Chapada dos Guimarães: Osmar Froner de Mello (União Brasil) +
Denise: Alcedir de Sousa Oliveira (União Brasil) +
Guiratinga: Waldeci Barga Rosa (União Brasil) +
Lambari D’oeste: Marcelo Vieira Vitorazzi (União Brasil) +
Marcelândia: Celso Luiz Padovani (União Brasil) +
Novo Horizonte Do Norte: Agenor Evangelista da Silva (União Brasil) –
Ponte Branca: Clenei Parreira da Silva (União Brasil) +
Porto Dos Gaúchos: Vanderlei Antônio de Abreu (Movimento Democrático Brasileiro – MDB) +
Santa Terezinha: Thiago Castellan Ribeiro (Partido Socialista Brasileiro – PSB) +
São Pedro da Cipa: Eduardo José da Silva Abreu (Partido Socialista Brasileiro – PSB) +
Outra curiosidade é que, dessa lista, apenas o candidato de Novo Horizonte Do Norte não concorre à reeleição. Todos os outros 11 são os atuais responsáveis pela gestão das regiões onde concorrem.
O município de Ponte Branca conta com a menor quantidade de eleitores, sendo 2,1 mil pessoas aptas a votar neste ano. Já Chapada dos Guimarães, será a cidade de chapa única com mais eleitores dentre os 12 munícipios, pois possui 18,1 mil eleitores registrados.
🤔Dá pra perder para ele mesmo?
Em eleições com candidaturas únicas, caso a quantidade de votos nulos seja maior que 50% dos votos a favor do candidato, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marca uma nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias, após o anúncio da nulidade, segundo o artigo 224 da lei nº 4.737.
*Sob supervisão de Kessillen Lopes
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Bookmark the permalink.