CadÚnico e buracos em SP foram as maiores reclamações em 2024

Buracos foram as principais reclamações dos paulistanosReprodução

O CadÚnico (Cadastro Único) e os problemas com buracos e pavimentação foram os temas com o maior número de manifestações registradas na Ouvidoria Geral do Município de São Paulo em 2024. O relatório apontou que esses dois assuntos estiveram entre os mais demandados pelos cidadãos, representando, juntos, uma grande parcela dasreclamações feitas ao longo do ano.

O levantamento indicou um aumento de 17,4% no total de atendimentos em comparação a 2023, impulsionado principalmente pelos canais digitais.

O CadÚnico foi o tema mais citado, com 5.744 registros e uma média mensal de 479 atendimentos. Os meses de março e abril concentraram os maiores volumes, com 822 e 819 ocorrências, respectivamente.

“Indicando um aumento possivelmente relacionado à busca por benefícios sociais, comumente intensificada no início do ano ou em períodos de renovação de cadastros”, aponta o relatório disponível no Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo.

Bolsa FamíliaDivulgação/MDS

No dia 18 de março, o governo federal anunciou um plano de ação para melhorar as informações e a fiscalização dos programas sociais, como o Bolsa Família.

O CadÚnico representou 8,67% das manifestações registradas no ano, excluindo as denúncias, e esteve entre os dez temas mais demandados.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um sistema que reúne informações sobre famílias de baixa renda no Brasil. Ele é utilizado para identificar e selecionar beneficiários de diversos programas sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Para se inscrever, a família deve ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos. O cadastro é feito nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) ou prefeituras.

Buracos em São Paulo

Os problemas com buracos e pavimentação foram o segundo tema mais citado, com 3.626 registros e uma média mensal de 302 atendimentos. O relatório apontou que os meses de março e abril tiveram os maiores volumes, com 418 e 369 reclamações, respectivamente.

“Períodos que possivelmente coincidiram com maior incidência de chuvas, impactando a pavimentação e gerando maior demanda por reparos”, afirma o documento.

Buraco na ruaReprodução

Apesar dessa avaliação, dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) indicam que o outono de 2024 foi um dos cinco menos chuvosos já registrados na cidade.

Entre março e junho, São Paulo acumulou 117 milímetros de chuva, correspondendo a 57,9% da média esperada para o período.

O tema “Buraco e Pavimentação” representou 5,47% das manifestações registradas, excluindo as denúncias, e também esteve entre os dez assuntos mais demandados.

Bookmark the permalink.