Artista indígena do Amazonas leva a cosmologia Kokama para exposição em Paris


Com 22 anos de trajetória, Wira Tini tem focado nos últimos cinco anos na expansão internacional de sua carreira Wira Tini leva arte indígena amazonense a Paris
Divulgação
A artista plástica amazonense Wira Tini estreou sua primeira exposição internacional em Paris, aberta desde 6 de fevereiro e em cartaz até 2 de março. A NAGA Creativo fez a curadoria e escolheu Wira desde o início do projeto, em parceria com a Aborda, que a representa no Brasil.
Com 22 anos de trajetória, Wira tem focado nos últimos cinco anos na expansão internacional de sua carreira, com obras já comercializadas para os Estados Unidos, Colômbia e outros países da América do Norte.
A mostra apresenta a série Cosmologia Karuaras, que retrata histórias e crenças do povo Kokama. Um dos destaques é Uni Tsukuri (Jiboia da Água), que representa um dos seres espirituais das águas segundo a cosmologia Kokama. A artista usou pintura acrílica combinada com elementos naturais, como sementes de patuá, açaí e fibra de tucumã.
“Todas as telas desta série são importantes para mim, e é a primeira vez que costuro sementes em uma obra”, destacou Wira.
Além de exibir sua arte, ela busca ampliar a visibilidade da cultura indígena amazônica, ressaltando tanto suas tradições quanto sua luta por reconhecimento. Apesar do crescente interesse no mercado internacional, Wira aponta desafios no Brasil.
“O espaço para artistas indígenas ainda é restrito. No Brasil, há uma visão limitada de que indígenas da Amazônia só produzem artesanato. Estar fora do eixo Rio-São Paulo também reduz nossa visibilidade”, afirma.
Durante a exposição, Wira pintou um mural de um menino indígena com jenipapo no rosto e braço, dentro de uma casa de madeira, referência às moradias ribeirinhas. A arte está em exibição na Paris 13, uma área dedicada à street art.
A artista também realizou um ateliê aberto com a marca Posca e ainda participará de uma roda de conversa sobre arte e Amazônia, além de um workshop para curadores e colecionadores.
Após Paris, Wira planeja expandir sua atuação no Brasil e no exterior.
Wira Tini leva arte indígena amazonense a Paris
Divulgação
Wira Tini leva arte indígena amazonense a Paris
Divulgação
Bookmark the permalink.