Entenda como as lagartixas podem manter você e sua casa livres de doenças

Lagartixas comem animais que representam riscos a saúde

As lagartixas podem estar desempenhando um papel essencial na proteção da sua saúde e, quem sabe, até salvando sua vida – Foto: Freepik/ND

Algumas pessoas detestam quando uma lagartixa aparece em sua casa, mas, ao contrário do que muitos pensam, esses animaizinhos podem ser grandes aliados no controle de pragas, justamente por se alimentarem de insetos como mosquitos, formigas e baratas, que são vetores de diversas doenças.

Lagartixas podem são aliadas contra pragas

Segundo o pesquisador João Justi Júnior, do Instituto Biológico, “as lagartixas não oferecem risco à saúde do homem. Pelo contrário, as lagartixas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos – inclusive o mosquito transmissor da dengue“.

Esses animais aparecem nas casas em busca de insetos para se alimentar ou de um local quente e seguro. Locais mais quentes, com presença de insetos e entradas abertas, como vãos em portas, janelas e fechaduras, são mais propensos a ter a presença das lagartixas.

Lagartixa em uma cadeira de madeira

Esses pequenos animais são ótimos para manter a casa livre de mosquitos, formigas e baratas, que podem trazer doenças – Foto: Freepik/ND

Justi Júnior explica que “se não tiver inseto não tem lagartixa. Como não podemos nos livrar dos insetos e não podemos ficar no escuro, não há como se livrar das lagartixas. Se retirarmos uma, outras virão”.

Estudos mostram que a presença desses animais indica um equilíbrio natural, ajudando no controle de pragas como mosquitos, baratas formigas. Porém, se você ainda não as suporta e deseja manter as lagartixas longe de sua casa, o ideal é manter os espaços fechados, eliminar fontes de insetos e selar rachaduras.

As lagartixas tem veneno?

Lagartixa em uma pedra

Embora muitos acreditem que as lagartixas sejam perigosas, elas são na verdade inofensivas – Foto: Freepik/ND

Muitas pessoas acreditam que esses pequenos animais têm veneno, porém, segundo a Organização de Proteção Animal Mundial, elas são inofensivas, não transmitem doenças e, na maior parte do tempo, ficam apenas paradas na parede.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Bookmark the permalink.