Empresa que fará estudo de ponte entre cidades de SC é definida

Foi definida nesta terça-feira (18) a empresa que fará o estudo sobre a ponte que pode ligar as cidades de Joinville e São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, e se tornar uma alternativa ao ferry boat que opera entre a Vigorelli e Vila da Glória.

Estudo sobre ponte ficará pronto em 18 meses

Ponte faria ligação entre as duas cidades – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Quem venceu a disputa foi o Consórcio Infras-Caruso, com sede em Florianópolis. O valor da contratação ficou em R$ 4,3 milhões, e a empresa terá 18 meses para concluir o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental).

Entre os pontos que deverão ser analisados estão questões como segurança de trânsito, estudo de tráfego, definição de traçados estudos urbanísticos e orçamentos para a possível obra da ponte.

O valor da contratação do estudo será dividido entre Joinville, São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva, cidades beneficiadas pelo projeto. Os municípios pagarão, respectivamente, 40%, 30%, 20% e 10%.

Ponte da Vigorelli é demanda antiga

A escolha do cenário ideal pelos municípios deverá ocorrer apenas após a conclusão do estudo. Após esta escolha, serão iniciados os projetos executivos da obra, que deve representar um desafio de engenharia, tanto pelo porte (1,2 km) quanto pelo local onde a ponte da Vigorelli será construída.

A discussão sobre uma ponte ligado as duas regiões voltou a ganhar força no começo de 2024, após novos problemas envolvendo o ferry boat que liga a Vigorelli a Vila da Glória. À época, uma das embarcações chegou a ser interditada pela Marinha.

Bookmark the permalink.