A frequência com que você corta as unhas indica quanto tempo você pode viver, diz estudo

Cortar as unhas pode revelar sinais sobre a sua saúde

A frequência com que você precisa cortar as unhas pode fornecer pistas importantes sobre o seu envelhecimento – Foto: Freepik/ND

Cortar as unhas, uma tarefa tão simples, pode revelar informações importantes sobre o seu estado de saúde atual e até mesmo sobre o seu processo de envelhecimento. A frequência com que você corta as unhas pode indicar a eficiência da regeneração celular, a circulação sanguínea e até a presença de deficiências nutricionais.

Cortar as unhas com frequência revela como estamos envelhecendo

De acordo com o geneticista de Harvard, David Sinclair, a taxa de crescimento das unhas é um reflexo da capacidade do corpo de gerar células novas e saudáveis. Ou seja, quanto mais rápido suas unhas crescem, maior pode ser a sua expectativa de vida.

Mulher tirando a cutícula em casa

O crescimento das unhas pode ser um reflexo do processo de envelhecimento biológico – Foto: Ekaterina Pereslavtseva/ND

Um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology revelou que, a partir dos 30 anos, a velocidade de crescimento das unhas diminui cerca de 0,5% a cada ano. Assim, uma pessoa com uma taxa de crescimento das unhas maior pode estar envelhecendo mais lentamente.

Para realizar a pesquisa de 1979, os cientistas colocaram pequenas fitas métricas em 271 pessoas, observando o crescimento das unhas ao longo dos anos.

Sinclair explica que a circulação sanguínea, os níveis hormonais e a dieta influenciam a taxa de crescimento das unhas. Com o envelhecimento, a circulação se torna menos eficiente, o que resulta em uma diminuição na velocidade de crescimento das unhas.

Cor das unhas também revela aspectos importantes

Mulher com a unha pintada

Alterações nas unhas, como sulcos ou manchas, podem indicar deficiências nutricionais ou problemas mais graves – Foto: Freepik/ND

Sinclair salienta que as unhas podem ajudar a identificar condições médicas. Por exemplo, sulcos nas unhas, manchas pretas, linhas brancas e unhas alargadas podem ser sinais de deficiências nutricionais ou de doenças graves, como melanoma, infecção fúngica ou problemas pulmonares e cardíacos.

Se você perceber qualquer alteração na coloração ou no formato das suas unhas, procure um dermatologista ou podólogo o quanto antes, pois essas mudanças podem ser sinais de doenças mais graves no corpo.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Bookmark the permalink.