Sem troca de bandeira, Acre celebra 61 anos de emancipação com evento no Calçadão da Gameleira


Acre foi elevado à categoria de Estado em 1962. Evento às margens do Rio Acre conta com a presença de diversas autoridades. Governador e autoridades participaram de solenidade alusiva aos 61 anos de emancipação do Acre
Agatha Lima/Rede Amazônica Acre
O Acre está em festa nesta quinta-feira (15). O Estado celebra 61 anos de emancipação política e administrativa com um evento no Calçadão da Gameleira, região do Segundo Distrito de Rio Branco, capital do estado. A cerimônia é acompanhada por representantes de diversas instituições, órgãos públicos, alunos dos colégios militares, populares, músicos e autoridades.
LEIA TAMBÉM:
QUIZ: No aniversário de 61 anos do Acre, quanto você sabe sobre a história do estado?
A programação incluía a troca da bandeira. Contudo, devido a um problema no motor da estrutura, não foi possível a troca. O imprevisto foi anunciado pelo cerimonialista do evento.
O Acre foi elevado à categoria de Estado em 1962, quando o então presidente do Brasil, João Goulart, assinou em Brasília (DF) a lei que elevou o território federal do Acre a estado. A lei foi criada pelo deputado federal José Guiomard dos Santos.
A programação de aniversário do Acre teve início às 15h30 e se estende até o próximo domingo (18), com o início da Feira da Economia Solidária na Rua Arlindo Porto Leal, atrás do Palácio Rio Branco, a partir das 16h de sexta-feira (16).
“Digo que 61 anos é um novo ciclo, uma nova história e, juntos, usando aquela palavra que disse no dia da nossa posse, união. Unidos somos mais fortes e vamos vencer a todos os desafios. Sou grato a Deus e todo povo do Acre, que atendeu ao meu pedido e cabe a mim cumprir com muita responsabilidade, de fato, melhorias para nosso povo. Parabéns para ao Acre, e vamos sempre unidos com muita firmeza, com muita democracia vencer os desafios”, celebrou o governador Gladson Cameli na cerimônia.
Evento contou com a presença de alunos dos colégios militares
Agatha Lima/Rede Amazônica Acre
O procurador-geral do Ministério Público Estadual (MP-AC), Danilo Lovisaro do Nascimento, destacou que o momento é de muita comemoração porque, entre outros motivos, os acreanos lutaram para se tornar federação do Brasil.
“Fomos o primeiro território quando se quer existia território federal, houve uma criação jurídica para se criar o território aqui e depois tivemos o primeiro estado-membro, que deixou de ser território federal para se tornar estado-membro da federação. Somos pioneiros nisso e só mostra que estamos cada vez mais evoluindo”, disse o procurador.
Mães orgulhosas
O momento foi de emoção também para as mães de alunos dos colégios militares. A contadora Luciana Oliveira estava acompanhando o filho no desfile e disse o que o momento representa para ela.
“Patriotismo, amor pelo Acre e por essa terra linda e abençoada que a gente vive. Sempre participo, nunca falto. Meu filho é aluno do colégio militar, fico muito feliz de ver ele participando desse momento tão bonito e simbólico para o estado do Acre”, contou.
A autônoma Railândia Souza também comemorou a participação do filho no evento. “Meu filho estuda no colégio militar e quis vir. É uma conquista muito grande para nós esse dia, 61 anos do Estado. É muita coisa. Estou muito feliz, era meu sonho ter ele na escola militar e hoje está aqui participando desta festa”, comemorou.
Acre celebra 61 anos nesta quinta-feira (15) com evento no Calçadão da Gameleira
Agatha Lima/Rede Amazônica Acre
Confira a programação abaixo:
Dia 16 (sexta-feira)
16h: Solenidade de entrega da revitalização do Memorial dos Autonomistas e Teatro Hélio Melo
16h: Feira da Economia Solidária, com um comércio diverso, na Rua Arlindo Porto Leal, atrás do Palácio Rio Branco.
16h30: Atividades culturais;
17h: Apresentação musical com grupo Som da Madeira;
18h: Espetáculo teatral Rádio Seringal com a Cia. Garatuja Artes Cênicas.
Dias 17 (sábado) e 18 (domingo)
A partir das 16h: Feira da Economia Solidária, com um comércio diverso, na Rua Arlindo Porto Leal, atrás do Palácio Rio Branco.
Colaborou a repórter Agatha Lima, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.