Céu será palco de desfile planetário raríssimo em fevereiro; saiba como observar

Nos próximos dias, quem olhar para o céu ao entardecer terá a oportunidade de testemunhar um evento astronômico raro: ocorrerá o alinhamento dos planetas do Sistema Solar e, por isso, todos estarão visíveis ao mesmo tempo. Se as condições climáticas forem favoráveis, a observação será possível na terça-feira (25).

Céu estrelado e escuro com lua no meio

O alinhamento dos planetas ocorrerá no dia 25 de fevereiro deste ano – Foto: Canva/ND

A informação foi confirmada por Uwe Pilz, presidente da Associação de Amigos da Astronomia, sediada em Bensheim, na Alemanha. No entanto, diferente do que ocorre em alguns alinhamentos planetários, os astros não formarão uma linha reta no céu, mas estarão distribuídos em um grande arco.

Conforme Pilz, “os planetas estarão espalhados por diferentes regiões do céu, exigindo um olhar atento para identificá-los”.

Alinhamento dos planetas: como encontrar cada um?

Planetas alinhados um atrás do outro

Saiba como ver cada planeta durante o alinhamento dos planetas – Foto: Canva/ND

Após o pôr do sol, Mercúrio e Saturno aparecerão próximos ao horizonte, exigindo um local com visibilidade desobstruída para o oeste. Acima deles, estará Netuno, de difícil observação a olho nu, enquanto Vênus brilhará com intensidade logo acima. Já Júpiter será o destaque no sul, com Urano ligeiramente a oeste e Marte, de tonalidade avermelhada, posicionando-se a leste de Júpiter.

Para enxergar os planetas mais distantes, como Urano e Netuno, o uso de binóculos ou telescópios é recomendado. “A razão pela qual podemos ver todos esses planetas ao mesmo tempo, é que eles estão, do ponto de vista da Terra, na mesma região do céu”, explica Pilz. Esse fenômeno ocorre devido à disposição orbital dos astros em relação ao Sol.

A observação planetária

Imagem de céu com nuvens, lua minguante e estrela acima dela

Esses eventos de alinhamento dos planetas são fundamentais para o estudo da mecânica celeste – Foto: Uwe Pilz/Associação de Amigos da Astronomia/ND

De acordo com um estudo publicado pela revista The Astronomical Journal, esses eventos de alinhamento dos planetas são fundamentais para o estudo da mecânica celeste, pois a observação simultânea de planetas ajuda na compreensão simultânea das interações gravitacionais dentro do Sistema Solar.

Embora o alinhamento dos planetas seja o grande destaque, a Lua também deve contribuir para o espetáculo celeste, pois no início de março, sua fase minguante se posicionará entre Mercúrio e Vênus.

Para os apaixonados por astronomia, essa é uma oportunidade de contemplar os vizinhos cósmicos da Terra em uma mesma noite. Como recomendam os especialistas, buscar locais afastados da poluição luminosa e utilizar aplicativos de astronomia pode facilitar a identificação dos astros.

Bookmark the permalink.