Novo boletim médico: Papa apresenta melhora e está sem febre

Papa Francisco tem noite tranquila em hospital, diz VaticanoAFP

Novo boletim médico divulgado pelo Vaticano na tarde desta quinta-feira (20) sobre a saúde do Papa Francisco informa que o Pontífice teve uma “ligeira melhora” em seu quadro, estando estável e sem apresentar febre. Aos 88 anos, Francisco foi diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões.

“As condições clínicas do Santo Padre estão melhorando ligeiramente. Ele está sem febre e seus parâmetros hemodinâmicos permanecem estáveis. Nesta manhã, ele recebeu a Eucaristia e depois se dedicou às suas atividades de trabalho”, diz o comunicado do Vaticano.

Nesta manhã, o Vaticano já havia emitido outro comunicado afirmando que o papa passou uma “noite tranquila” e que “tomou café da manhã em uma poltrona”.

O Papa Francisco segue internado no hospital Agostino Gemelli, em Roma. Os médicos o diagnosticaram com uma infecção polibacteriana e depois com e uma pneumonia nos dois pulmões, o que exige um tratamento mais intensivo devido à sua “condição clínica complexa”.

Esta é a quarta hospitalização do líder da Igreja Católica desde 2021, o que tem gerado preocupação entre fiéis e especialistas no Vaticano, especialmente no ano jubilar da Igreja, que prevê uma intensa agenda de eventos presididos pelo Papa.

Francisco já enfrentou uma série de problemas de saúde ao longo da vida, desde uma cirurgia para a remoção de parte do pulmão ainda na juventude até infecções respiratórias recentes que o levaram a cancelar compromissos.

Em 2024, mesmo com problemas de saúde, ele fez uma viagem de 12 dias por quatro países da Ásia e Oceania, a maior de seu papado em duração e distância. No ano passado, o Vaticano afirmou que ele tem a intenção de viajar à Turquia este ano e, antes da internação, tinha prevista uma intensa agenda relacionada ao Ano do Jubileu da Igreja Católica. Seus próximos eventos públicos foram cancelados.

 

Bookmark the permalink.