Calorão é suficiente para fritar ovo no asfalto no ES? g1 fez o teste; veja vídeo

As altas temperaturas registradas durante a onda de calor nesta semana fizeram muitos capixabas sentirem como se estivessem “cozinhando”, especialmente nas ruas. Pensando nisso, o g1 fez o teste e tentou “fritar ovo no asfalto”. Será que deu certo? G1 testou se dá para fritar um ovo no asfalto no calor do ES
O calor intenso registrado nos últimos dias no Espírito Santo diante da nova onda de calor que tomou conta de grande parte do Brasil, trouxe às conversas do dia a dia uma expressão comum dos capixabas: “está tão quente que dá para fritar um ovo no asfalto”. 🍳 O g1, então, resolveu fazer o teste em três cidades do estado: Vitória, Colatina, na Região Noroeste, e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul.
A experiência foi realizada na terça-feira (18), quando a sensação térmica na capital chegou aos 37ºC e, em Cachoeiro, os termômetros na rua marcam 43ºC. O teste consistiu em quebrar um ovo diretamente sobre o asfalto quente, ou numa frigideira, e observar se o calor da superfície era suficiente para cozinhá-lo.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A primeira tentativa foi feita na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em Vitória, por volta de 14h. Ao jogar o ovo no asfalto, nada dele cozinhar. Ainda na Capital, outra tentativa foi feita na Rua Carlos Fernando Lindenberg, no bairro Monte Belo, mas sem sucesso também.
🥚 O ovo não cozinhou na hora, mas depois de alguns minutos foi possível notar a gema mais durinha e começando a ficar mais branquinha nas bordas (veja no vídeo).
As tentativas também foram direcionadas para outras cidades do Espírito Santo, conhecidas pelo calor. A primeira, foi em Colatina, no Noroeste. Por lá faz tanto calor, que os moradores chamam a cidade carinhosamente de “calortina”.
Por lá, o ovo também não fritou no asfalto. Do outro lado, em Cachoeiro do Itapemirim, na Região Sul, os termômetros registraram de 43°C na terça. Apesar disso, o experimento também não deu certo.
Em nenhum dos locais, o ovo fritou no asfalto. Apenas em Vitória, após um período de exposição ao calor de cerca de meia hora, foi possível notar que a gema estava mais consistente, indicando um cozimento parcial.
Termômetro bateu em 43º em Cachoeiro, no Sul do ES
O que diz a ciência?
O g1 consultou o professor Hernani Rodrigues Vassoler, do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Segundo ele, a fritura de um ovo é um processo físico-químico que exige uma quantidade considerável de energia para desnaturar as proteínas presentes na clara e na gema, tornando-as opacas.
“Em uma frigideira com óleo, a temperatura pode chegar a 200ºC ou 300°C, permitindo que o ovo cozinhe rapidamente. Já o asfalto, mesmo nos dias mais quentes, dificilmente ultrapassa 70°C, o que é insuficiente para fritá-lo instantaneamente”, explicou Vassoler.
O professor acrescentou que, apesar de o asfalto absorver calor do sol, a quantidade de energia transferida ao ovo é bem menor do que em uma panela, o que faz com que o processo de cozimento seja muito mais lento.
“O ovo pode até cozinhar com o tempo, mas não da mesma forma que ocorre em um fogão”, concluiu.
Ainda de acordo com Ernani, a sensação de calor em ambientes urbanos tende a ser mais intensa devido à quantidade grande de superfícies asfaltadas e concretadas, que absorvem calor durante o dia e o liberam lentamente durante a noite.
“Diferentes estudos mostram que regiões com menos vegetação e mais asfalto apresentam perfis de microclima distintos, contribuindo para o aquecimento desses locais”, pontuou.
Ovo frito no asfalto em 2023
Em novembro de 2023, com a temperatura marcando 42°C, o vendedor Jorge Moraes de Freitas, conhecido por ser sósia do ex-treinador do Flamengo — e atual técnico do Al-Hilal — Jorge Jesus, viralizou em 2023 ao fazer, com sucesso, a experiência de fritar um ovo com o calor.
A cena foi registrada no Centro de Cachoeiro e, na época, o vendedor disse que o calorão o motivou a realizar o experimento.
“Abri o ovo e coloquei na frigideira e, claro, não fritou totalmente, rapidinho, bateu e fritou. Foi fritando aos poucos, disse Jorge.
Morador frita ovo na calçada em Cachoeiro de Itapemirim, ES
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Bookmark the permalink.