Berbigão do Boca dá pontapé inicial no Carnaval de Florianópolis; veja programação

O Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, já está praticamente pronto para receber uma das festas mais aguardadas do Carnaval da cidade. Com a estrutura montada e ajustes finais em andamento, o espaço toma forma para o Berbigão do Boca, que ocorre nesta sexta-feira (21), sempre uma semana antes da sexta-feira de Carnaval.

Bonecos do Berbiigão do Boca que homenageiam figuras importantes do Carnaval da cidade estão prontos para desfilar pelo Centro – Foto: Germano Rorato/ND

Nos bastidores, a movimentação para o Berbigão do Boca é intensa. No espaço reservado para os tradicionais bonecos do bloco, equipes trabalhavam, na última quinta (20), nos últimos detalhes para garantir que todas as figuras estivessem impecáveis para a festa.

Quem estava por lá era o artista plástico Allan Cardoso, responsável pela criação dos bonecos, que juntamente com o seu assistente, aprendiz e braço direito, Denilson Antônio, estava cuidando dos últimos retoques como pintura e separação das roupas que vestirão os bonecos.

“Há um mês, já iniciamos a restauração de todos os bonecos. Primeiro, lavamos cada um, pois, após ficarem guardados, acumulam poeira. Em seguida, fazemos uma triagem para identificar os que precisam de reparos mais urgentes. Alguns já são trazidos para cá para receber retoques de pintura e garantir que tudo esteja perfeito para o desfile”, explica Denilson, que há 19 anos atua como aprendiz de Alan e desfila com a boneca Neide Mariarrosa, cantora e radioatriz.

Neste ano, a homenagem especial no Berbigão do Boca será para Seu Lidinho, lendário passista da escola de samba Copa Lord. A figura do homenageado se junta ao time de personalidades eternizadas pela festa, uma tradição que se inspira nas Maricotas do Boi de Mamão, uma das expressões folclóricas mais marcantes de Florianópolis.

“Dos bonecos que a gente fez, percebemos que o Seu Lidinho é um dos mais famosos. Quem passa aqui o reconhece, sabe quem é. Ele sempre esteve nas rodas de samba com as pessoas, brincando, pulando Carnaval, então ele caiu na graça do povo”, revelou o artista plástico.

No dia do Berbigão do Boca, segundo Allan, são mais de 70 pessoas envolvidas apenas com os bonecos – 43 delas responsáveis por vestir cada uma das figuras, além do boneco símbolo do Berbigão, sem contar a equipe de apoio, que ajuda a vestir os bonequeiros e dar assistência.

O artista plástico Allan Cardoso com suas criações feitas ao longo dos anos para o Berbigão do Boca – Foto: Germano Rorato/ND

Berbigão do Boca é a estrela do dia

O Berbigão do Boca, considerada a abertura oficial do Carnaval de Florianópolis, tem início às 13h, com a abertura da arena no Largo da Alfândega. No mesmo horário, começa o Festival Gastronômico, onde os concorrentes preparam pratos à base de berbigão, que serão avaliados nos quesitos apresentação, paladar e criatividade. “Estarão participando 12 cozinheiros amadores. É uma grande parceria que temos com a Faculdade Senac de Gastronomia”, disse o diretor financeiro do Berbigão do Boca, Leonardo Garofallis.

Uma novidade importante para 2025 é a liberação total do acesso ao evento. Diferente dos anos anteriores, quando a entrada no Festival Gastronômico era restrita a quem adquirisse uma camiseta, neste ano todas as áreas do evento serão abertas ao público gratuitamente. A decisão veio após determinação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

A premiação do Festival Gastronômico ocorre às 16h, junto com a entrega do troféu Amigo do Berbigão, destinado a figuras que contribuíram para o sucesso do evento. A partir das 17h, acontece um dos momentos mais aguardados: a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo e sua corte, simbolizando o início oficial do Carnaval florianopolitano.

Mais tarde, às 19h, o Berbigão do Boca toma as ruas com o Arrastão da Alegria, levando música e foliões pelo Centro Histórico da cidade. “Será uma grande festa. Todos estão convidados para fazer parte da grande festa da Ilha”, concluiu.

As atrações musicais estarão divididas em dois palcos, um na Arena Berbigão, e outro no Mercado Público/Ticen.

Denilson Antônio faz os retoques finais em Nega Tide para o Berbigão do Boca – Foto: Germano Rorato/ND

Programação do Berbigão do Boca

O Berbigão do Boca acontece das 12h às 22h no Centro da cidade. A concentração do bloco será na Arena Central, no Largo da Alfândega, a partir do meio-dia. O desfile terá início às 19h, seguindo pelas ruas Deodoro, Tenente Silveira e Arcipreste Paiva.

Durante o Berbigão do Boca, a avenida Paulo Fontes será parcialmente bloqueada no trecho entre a praça Fernando Machado e o Mercado Público. No sentido oposto, o trânsito seguirá normalmente, mas, em caso de grande concentração de público, poderá haver loqueio no cruzamento com a rua Pedro Ivo, permitindo apenas o acesso de ônibus ao Terminal Central.

Palco 1 (Arena Berbigão)

  • 13h – Banda Swing Maneiro
  • 14h45 – Banda Carapeva
  • 17h – Quinteto S.A

Palco 2 (Mercado Público/Ticen)

  • 12h – Banda Neném Maravilha
  • 14h15 – Samba do Guerra
  • 16h30 – Banda Calibra
  • 18h15 – Samba da llha
  • 20h30 – Samba do Guerra, Samba da Iha e Neném Maravilha
Bookmark the permalink.