Joinville cria programa de incentivos fiscais para desenvolvimento de nova zona industrial

A prefeitura de Joinville implementou nesta quinta-feira (20), o Programa de Incentivos e Desenvolvimento de Joinville para a Região Sudeste. O programa tem o objetivo de conceder incentivos tributários e fiscais para empreendimentos empresariais na região do bairro Paranaguamirim.

Decreto que regulamenta legislação de incentivos fiscais foi assinado nesta quarta-feira (20)

Incentivos fiscais beneficiarão região do Paranaguamirim – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

“O objetivo do Programa é promover o desenvolvimento da região Sudeste, incentivando a atuação de indústrias e empresas de serviços que geram emprego e renda e que, consequentemente, ajudam a manter o ritmo crescente da atividade econômica do município”, explica o secretário da Fazenda, Fernando Bade.

Os incentivos fiscais oferecidos pelo Programa de Incentivos e Desenvolvimento de Joinville – Região Sudeste poderão ser aplicados por até 180 meses. As isenções contemplam uma série de impostos, como o Imposto sobre a ITBI (Transmissão de Bens Imóveis), taxas de localização, aprovação, vistoria e fiscalização do projeto, incluindo aquelas relacionadas à Vigilância Sanitária para empresas afetadas por essas taxas.

Além disso, haverá incentivos fiscais sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), o ISS (Imposto Sobre Serviços) e a COSIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, o foco do programa está nas pequenas e médias empresas. Ele acredita que, com o crescimento contínuo da economia de Joinville, novos negócios buscarão áreas com custos de instalação mais baixos, bem como acesso a um público consumidor e mão de obra qualificada.

Incentivos fiscais terão impactos positivos para a região Sudeste

A região Sudeste de Joinville inclui os bairros Paranaguamirim, Adhemar Garcia, Fátima, Guanabara, Jarivatuba, João Costa e Ulysses Guimarães, e o programa visa trazer benefícios significativos para os moradores desses locais.

O secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marcel Virmond Vieira, destaca que a iniciativa terá um impacto direto na qualidade de vida, especialmente para aqueles que enfrentam longos deslocamentos diários ao trabalho e têm poucas opções de emprego próximas de suas residências.

A área contemplada pelo programa abrange 2,8 quilômetros quadrados, equivalente a cerca de 400 campos de futebol, e inclui o Parque Industrial Paranaguamirim. Esse loteamento industrial oferece aproximadamente 250 lotes com infraestrutura pronta, como terraplenagem, ruas asfaltadas, redes de água e energia e tratamento de esgoto. A estimativa é de que o complexo possa gerar até 5 mil empregos diretos, beneficiando a comunidade local.

Além disso, a área ainda possui grande potencial de expansão, permitindo a instalação de empresas de maior porte. O secretário prevê que, a médio e longo prazo, a região possa oferecer até 10 mil novos postos de trabalho e um aumento considerável na produtividade local.

Bookmark the permalink.