Trio é preso suspeito de vender dados sigilosos de órgãos públicos e autoridades na internet


Administradores de site foram presos em ilha privativa em Santa Catarina. Segundo Polícia Civil, suspeitos ostentavam padrão de vida incompatível com a renda que declaravam. Site usado por grupo suspeito de comercializar dados sigilosos de órgãos públicos e autoridades
PCDF/Reprodução
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (21), uma operação contra suspeitos de venderem, por meio de um site, dados sigilosos de órgãos do governo e de pessoas como autoridades da cúpula dos Três Poderes e do Ministério Público.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Os agentes cumpriram, entre quinta-feira (20) e esta sexta, três mandados de prisão temporária no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. De acordo com a Polícia Civil, os administradores da plataforma ilegal foram presos em uma ilha privativa no litoral catarinense, onde mantinham um padrão de vida incompatível com a renda que declaravam.
‘Max Buscas’
Segundo as investigações, o site criado para vender ilegalmente as informações se chamava “Max Buscas” (veja foto no início da reportagem). Eram mais de 70 painéis de pesquisa com dados sigilosos de pessoas físicas, jurídicas e de órgãos governamentais.
A Polícia Civil aponta que os suspeitos tinham credenciais de servidores de vários órgãos, como Receita Federal , INSS, polícias civis e Detran de várias unidades da federação.
Além dos mandados de prisão, os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos, documentos, veículos de luxo e aproximadamente R$ 108 mil em espécie. A Justiça também determinou o bloqueio das contas bancárias dos investigados e o bloqueio do site.
Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático, associação criminosa e lavagem de dinheiro. De acordo com a Polícia Civil, se somadas, as penas podem chegar a 17 anos de prisão.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: incêndio destrói cerca de 30 casas de madeira e deixa famílias desabrigadas no DF
PRESENTE DE ANIVERSÁRIO: família de cadeirante impedido de viajar de avião entra com liminar para que jovem viaje para o Recife
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Bookmark the permalink.