Alexandre de Moraes livros: quais títulos o ministro já publicou

Mais que a atuação como ministro do STF, Alexandre de Moraes possui outras atividades em sua atividade como jurista. O magistrado também é professor na área do Direito em múltiplas instituições e se dedica a escrita, tendo vários livros publicados.

Dois homens brancos usando terno em uma livraria. Na esquerda, Geraldo Alckmin, segura o livro de Alexandre de Moraes, que está à direita da foto

Geraldo Alckmin esteve no lançamento de um dos livros de Alexandre de Moraes – Foto: Reprodução/ND

Alexandre de Moraes livros: quais títulos o ministro já publicou

Graduado e doutorado em Direito, Alexandre de Moraes tem vasta experiência na carreira acadêmica, atuando como Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Professor Pleno na Mackenzie, além de ser professor titular na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e da Escola Paulista da Magistratura.

Com tamanha experiência, o ministro também possui diversos artigos publicados em livros, revistas e jornais da área, tendo seus estudos e publicações focadas na Constituição Federal, direitos fundamentais, democracia e limitação do poder público.

Seus livros são referência em cursos de Direito e concursos para a área jurídica.

Prolífico, o magistrado se debruça sobre diferentes temas, como Direito Constitucional, Direito Criminal, Presidencialismo, entre outros assuntos.

Além das edições revistas e atualizadas de suas obras, Alexandre publica títulos inéditos, como o recente “Democracia e Redes Sociais: Desafio de Combater o Populismo Digital Extremista”, lançado pela editora Atlas no final de 2024.

Alexandre de Moraes, homem branco com semblante sério no plenário do STF

Ministro Alexandre de Moraes é autor de diversos títulos na área do Direito – Foto: Fellipe Sampaio /STF/ND

Na lista a seguir, você confere os principais livros do ministro do STF:

Direito Constitucional

Um dos principais livros de Moraes, utilizado em concursos e formação de juristas, Direito Constitucional está na sua 40ª Edição.

O livro condensa a análise doutrinária e jurisprudencial da Constituição Federal, proporcionando segura fonte de consulta para a solução das problemáticas constitucionais e de seus reflexos nos diversos campos do Direito.

Democracia e Redes Sociais: Desafio de Combater o Populismo Digital Extremista

Mais recente obra de Alexandre, o título se debruça no contexto atual, no qual as redes sociais ganharam grande papel na política.

Tema constantemente julgado por Moraes no STF, o livro aborda a falga de regulamentação da internet no processo eleitoral e como os recursos virtuais são utilizados para a criação de discursos de ódio e criação de fake news.

Democracia e Sistema de Justiça

Nesse título, publicado em homenagem aos 10 anos do Ministro Dias Toffoli no STF, Alexandre de Moraes e André Mendonça coordenam os textos que meditam acerca do Estado Democrático de Direito

Constituição do Brasil Interpretada e Legislação Constitucional

Outro dos títulos obrigatórios para estudantes de Direito, aqui Alexandre de Moraes se atenta a detalhar os meandros da Constituição, tema frequente em seu trabalho.

Como destaque, a edição conta prefácio do ex-ministro do STF Celso de Mello.

Pareceres do Direito público

Lançada em 2015, esta obra reúne estudos jurídicos realizados por Moraes enquanto professor atuante nos campos do Direito Constitucional, Administrativo e Tributário.

Os temas são atuais e abordados a partir da análise da evolução interpretativa do STF e dos clássicos e modernos posicionamentos das doutrinas nacional e estrangeira.

Temas abordados nos livros de Alexandre de Moraes

Com longa trajetória no setor público, seja como promotor ou secretário de segurança, Alexandre de Moraes possui várias publicações sobre o tema, mas sua especialidade está no Direito Constitucional.

Lecionando na USP, Mackenzie e escolas para juristas em São Paulo, Moraes segue aborda as características da área jurídica no campo eleitoral, constitucional e público.

Alexandre de Moraes, homem branco e de terno em frente a um microfone e uma palestra. Cadeiras e a bandeira do Brasil aparecem desfocadas no fundo

Alexandre de Moraes também é professor de disciplinas de Direto na USP e na Mackenzie – Foto: ROSINEI COUTINHO/STF/ND

Por conta dessa experiência, seus livros trazem análises robustas sobre a Constituição Federal na prática, a legislação em prol dos direitos humanos, o papel das agências reguladoras e a legislação penal especial.

Livros utilizados em concursos e universidades

Estudantes e concurseiros que tem a pretensão de seguir a carreira como juristas ou na magistratura devem encontrar com as obras de Alexandre de Moraes pelo caminho.

Referência no Direito Constitucional, seus livros entram para a ementa de cursos de graduação, concursos e cursos livres da área.

Títulos como “Direitos Humanos Fundamentais” e “Legislação Penal Especial” fazem parte do acervo da biblioteca da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo.

Outros exemplares, como “Direito Constitucional” e “Democracia e Sistema de Justiça” são recomendados pela Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado).

Bookmark the permalink.